Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Olá amigos, até que enfim é sexta-feira... e 13??!!!
Já no primeiro mês do ano o dia 13 caiu em uma sexta-feira. A crença popular considera a data dia do azar, pois é rodeada de lendas e superstições que deixam muitas pessoas apreensivas. Também hoje é sexta-feira 13 e a próxima será em julho; no total serão três neste ano bissexto. No ano passado apenas o mês de maio contou com a data em uma sexta-feira. No último ano bissexto, 2008, apenas uma sexta-feira 13, já em 2009 foram três também.
Diversas são as explicações sobre o surgimento da crença, porém a lenda nórdica é a mais propagada. Ela explica que Odin, deus da sabedoria, deu um grande banquete e reuniu outras 12 importantes divindades, porém não convidou Loki, o deus da discórdia e do fogo. Ofendido, Loki foi à reunião e causou enorme confusão que resultou na morte de Balder, o deus da beleza e uma das mais importantes divindades da era pré-cristã. Desde então surgiu o mito de que um encontro com 13 pessoas pode acabar mal.
Deixando a data de lado, hoje temos uma entrevista muito interessante com uma poetisa que lançou um E-book com suas poesias e o livro é gratuito, basta baixá-lo.
Confira a Oficina "A arte do ensaio" com Cláudia Maria de Vasconcellos‏, promovida pela Terracota Editora.
Quem gosta de arte não pode perder a exposição de Romero Britto, um dos principais artistas brasileiros no exterior, que expõe seu trabalho na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.
Vá se preparando, pois nos dias 19 e 20/4, tem Humor de Cinema com grandes nomes da nova geração da stand-up comedy.
Bem, acho que é só isso. Beijos e até amanhã.
Miriam

ESPECIAL ENTREVISTA
MIRIAN MARCLAY LEMOS MELO 
Olá, Mirian, é um prazer recebê-la aqui no Histórias Fantásticas e agradeço por ter concedido a entrevista.

Miriam Santiago: Mirian, além de advogada, Pós Graduada em Direito Ambiental, atuante em Direito do Trabalho, Direito Agrário e em diversas áreas do Direito Civil, você também arruma tempo para a poesia. Como surgiu a sua carreira de poetisa?

Mirian: Primeiramente obrigada pela oportunidade desta entrevista Miriam, é sempre uma enorme satisfação poder conversar sobre literatura e em especial sobre poesia. A carreira de poetisa na verdade surgiu muito cedo, aos treze anos, quando escrevi meus primeiros poemas em um caderninho que guardo até hoje. Sempre gostei de escrever diários, de brincar com as letras, ou como gosto de dizer, "catar letras", a escrita primordialmente é meu meio de vida e também meu grande prazer, onde encontro, talvez, uma parcela do que me falta.

Entre os quinze e dezesseis anos tive poemas publicados pelo Colégio Positivo, nos anos de 1992 e 1993. Depois escrevi esporadicamente sem fins de publicação, fiquei concentrada nos estudos técnicos, sempre uma leitora voraz de metafísica, filosofia, auto ajuda, ficção. A princípio achava que não poderia conciliar a advocacia com a carreira de escritora, que teria de optar por uma delas, assim continuava apenas advogando e lendo muito, as ideias todas lá, a poesia florindo na alma. Mas chegou um dia que a face poetisa escreveu-se com tanta intensidade, literalmente à flor da pele, que encontrou seu equilíbrio com a jurista que habita em mim, e, assim, ambas ocupam seus devidos espaços na balança da alma. Hoje reservo parte do dia, normalmente o início da manhã ou o fim do dia para escrever, sempre observando a agenda. Graças a Deus meu processo de escrita é muito rápido, uma benção, e consigo conciliar com as demais tarefas profissionais e ter tempo para mim, para meus familiares e para meu violão, que é minha outra paixão, mais esta...é uma outra história...rs.


Miriam Santiago: Conte-nos sobre o seu novo lançamento o e-book Julieta & Romeu Romance em forma de poesia.

Mirian: Comecei a escrever Julieta & Romeu no dia 01/12/2011 em uma manhã que meu coração pulsava como a protagonista.  Havia um misto de fúria, de amor, de contradição na intensidade dos sentimentos verídicos e do fantástico. A poesia é minha grande catarse, o meu momento de reflexão, de silêncio e grito da alma. No mesmo dia eu fiz a parte 2, sendo que fui publicando em meu blog e no facebook praticamente um episódio por dia, tendo ficado apenas entre os dias das festas de final de ano por alguns dias sem publicar.
Vai além de uma releitura do original de William Shakespeare, sendo que na minha abordagem o diálogo se dá apenas entre Julieta e Romeu, por isso o lirismo, o romantismo tão aflorado. É amor e ódio aos extremos em alguns momentos.

Mas na realidade é uma visão muito diferente do original, uma experiência singular, inclusive podendo cada poesia ser lida separadamente e ainda ser compreendida e apreciada fora do contexto da obra.


Miriam Santiago: Quantas poesias o livro reúne?

Mirian: O e-book reúne 22 poesias em forma de prosa com alguns sonetos. No meu blog www.lirismoflordapele.blogspot.com é possível, com auxílio do tradutor, ler os episódios em outras línguas, sendo que em breve devo revisar a tradução para o italiano e o inglês para formatação de um e-book nestas línguas.

Miriam Santiago: Como surgiu a ideia de lançar suas poesias em e- book e por que download gratuito?

Mirian: O objetivo de lançar as poesias de Julieta & Romeu em e-book foi para condensar o conteúdo em um arquivo só, com a adição de imagens como fiz no blog, sendo que no e-book foram utilizadas outras imagens, tudo em alusão ao fantástico, ao lúdico, ao alimento que a alma precisa para fomentar a criação e a satisfação do ser.
A imagem da capa do e-book é exclusiva, é a mesma que utilizei como fechamento da 22 poesia no blog, foi presente do estimado e querido amigo artista italiano Umberto Buffa. A organização do e-book ficou ao encargo de Eddy Caos, pois a medida que eu ia publicando os episódios realizou o convite para o e-book. Resolvemos que o e-book seria gratuíto para que pudesse ser acessível a um número maior de pessoas, como uma forma de buscar difundir a poesia, um convite a essa viagem lírica e apaixonada entre uma guerreira da luz, Julieta, e o servo da escuridão, Romeu, e ao amor desses dois através desses rasgos de alma (poemas).


Miriam Santiago: Novos projetos para este ano?

Mirian: Na verdade tenho vários projetos para este ano Miriam. Já posso adiantar que confirmei a participação em quatro livros. Uma coletânea de poemas com diversos autores do Brasil em edição, uma coletânea de conto com outros autores também em edição e uma terceira coletânea de poemas que se chama VERSOS VAMPÍRICOS, na qual participo com duas poesias, sendo este um tema que gosto muito.
O quarto livro será exclusivamente meu que está em fase de edição. Está sendo um trabalho delicado escolher esses poemas, e contará com alguns poemas inéditos. Como já possuo mais de trezentas poesias, algumas públicas no blog, outras apenas no facebook, nos próximos dias devo finalizar a seleção. Além disso, ando numa fase inspirada o que só aumenta o desafio de escolher o que irá ser publicado em papel. É um projeto diferenciado, que contará com algumas ilustrações exclusivas.

Miriam Santiago: Mirian, o que você recomenda aos novos poetas?

Mirian: Que façam da leitura mais do que um hábito, uma necessidade, que leiam diversos gêneros, não apenas poesia, a poesia é essencial, mas há que se permitir o devaneio em outros campos da literatura. A escrita é um hábito. O poema nasce pequeno, frágil, não conhece seu estilo. Estudando alguns autores consagrados percebo que é comum o uso de certos títulos sob enfoques totalmente diferentes, o que é belíssimo! A mim, particularmente as artes influenciam e inspiram, especialmente a música e as artes plásticas, assim sou uma observadora do que se passa. Costumo dizer que poeta é tradutor de alma, mas é tradutor daquilo que o envolve o toca e nem sempre a poesia é o poeta que sintetiza o meio. 

Miriam Santiago: Finalizando, deixe seus contatos para que possamos acompanhar seus lançamentos e poesias.

Mirian: Normalmente publico no Facebook, e em meu blog: www.lirismoflordapele.blogspot.com, é nestas plataformas que divulgarei as datas das publicações que devem sair ainda neste primeiro semestre.

Para baixar o E-book, basta acessar:

Gostaria de agradecer por esta oportunidade e desejar uma boa leitura a todos!

Miriam Santiago: Obrigada pela entrevista e boa sorte nessa nova empreitada e sucesso. Abraços.

-------------------------
Oficina "A arte do ensaio" com Cláudia Maria de Vasconcellos

O ensaio é um gênero híbrido, que habita entre o filosófico e o poético. Praticado por grandes nomes do pensamento universal, é marcadamente autoral, um exercício de reflexão cuja importância está menos no assunto tratado do que na maneira como este assunto é tratado.
Tendo como base essa perspectiva, a oficina ministrada por Cláudia Maria de Vasconcellos propõe a prática do gênero a partir da leitura e comentário de ensaios de Michel de Montaigne, Juliano Garcia Pessanha, Jean Starobinski, Cynthia Ozick, Umberto Eco, William Hazlitt e Virgina Woolf, entre outros.
Mesmo centrada no ensaio, a oficina permitirá que os participantes exercitem sua voz autoral — válida para qualquer gênero textual.
Como resultado da oficina, será publicada uma coletânea com os ensaios dos participantes, em torno do mesmo tema, pela Terracota editora.
Serviço:
A Arte do Ensaio
Quando: 2 meses, 8 encontros: 10, 17, 24, 31 de maio; 7, 14, 21, 28 de junho
Horário: Quintas feiras, das 19h30 às 22h30.
Onde: Espaço Terracota – Av. Lins de Vasconcelos, 1886, Vila Mariana, São Paulo.
                     -------------------------
Pinacoteca Benedicto Calixto recebe 
obras de Romero Britto

Um dos principais artistas brasileiros no exterior, Romero Britto, expõe seu trabalho na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.
São 35 quadros, entre gravuras, desenhos e pinturas. Serão 15 giclês, 10 pôsteres e seis esculturas em madeira e cerâmica.
A exposição, que ocupa o piso térreo do museu, fica aberta das 9h às 18h, até o dia 6 de maio.
A Pinacoteca fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos. 

-------------------------------
Humor de Cinema tem grandes nomes da nova geração da stand-up comedy
O Humor de Cinema do Roxy caiu nas graças do público da Baixada Santista. Além de acontecer todas as quintas-feiras, no Cine Roxy 5, também é realizado às sextas, no Roxy do Shopping Brisamar, em São Vicente. Ambos os dias, o humor inicia às 22h.
Na quinta-feira, dia 19 de abril, se apresentam no Roxy 5: Nando Viana, Rogério Vilela e Euclydes Escames. Já no dia seguinte, Euclydes recebe Gustavo Pompiani e Thiago Ventura.
Todos são grandes nomes da nova geração da stand-up comedy. Rogério Vilela, por exemplo, é ator, roteirista, quadrinhista, artista plástico, dublador, diretor de animação e um dos criadores do site Mundo Canibal.
Serviço:

Espetáculo “Humor de Cinema” no Roxy 5, Santos

Dia: Quinta-feira, 19/04, 22h

Com Nando Viana, Rogério Vilela e Euclydes Escames
Local Cine Roxy, Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga
Valor: R$ 20,00 (meia-entrada)
Todos pagam meia

Espetáculo “Humor de Cinema” no Roxy Brisamar 6, São Vicente

Dia: Sexta-feira, 20/04, 22h

Com Euclydes Escames, Gustavo Pompiani e Thiago Ventura

Local: Cine Roxy, Av. Frei Gaspar, 365, Centro, Shopping Brisamar, São Vicente
Valor: R$ 15,00 (meia-entrada)
Todos pagam meia  

Nenhum comentário: