Translate

sábado, 21 de abril de 2012

Olá, quem nunca leu um gibi na vida? Eu adoro gibis, iniciei com A Turma da Mônica, depois fui conhecendo outros, como Batman (minha grande paixão), Fantasma (tive até o especial Casamento do Fantasma) e por assim afora. Como o gibi é muito importante para a iniciação à leitura, tem um texto interessante.
Sobre arte, está acontecendo a exposição 90 anos depois - A Semana de Arte Moderna, veja o local da mostra, muito importante para o contexto histórico do País.
Se você já enviou a declaração do Imposto de Renda, já pode saber se há alguma pendência.
Para quem curte cinema, veja as estreias da semana que estão em cartaz.
Há, hoje é feriado, Dia de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).  Você se lembra quem foi?
Ele foi o líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil. Nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Foi no Regimento de Cavalaria Regular que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspiraram a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado e seus membros espalhados. 
Beijão e aguardo você aqui amanhã, para outras novidades.
Miriam


Gibis estimulam a criança a tomar gosto pela leitura
Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada.
Mas o grande trunfo são os recursos gráficos. As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler.
O gibi tem linguagem visual, o que é uma ajuda instantânea na evolução do reconhecimento das palavras. Além de ser um material de fácil manipulação, o gibi usa a letra "bastão", que as crianças reconhecem melhor, e traz uma linguagem acessível e cotidiana.
A associação de imagem e texto é uma das razões que levou inclusive o MEC a recomendar, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - que orientam e sugerem alternativas de apoio aos conteúdos disciplinares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental -, o uso de gibis. Na educação infantil, a utilização dos gibis permite desenvolver uma série de atividades, que vão desde a leitura e a interpretação das histórias até a elaboração de diálogos. Diante de um nível menor de dificuldade, as crianças sentem-se mais leitoras, o que representa um forte estímulo no processo de alfabetização.
Estação histórica vira 
Gibiteca Mauricio de Sousa
No dia 29/3, a  centenária Estação Elevatória de Esgoto Tomé de Souza, localizada na praia do Gonzaguinha (Largo Thomé de Sousa), em São Vicente, passou a abrigar a Gibiteca Mauricio de Sousa.
O espaço é da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que firmou parceria com a Prefeitura de São Vicente para a criação do espaço para a criançada. Assim, difunde a importância histórica do equipamento de saneamento e incentiva a leitura entre crianças e adolescentes.

A gibiteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O acervo, que fica abrigado na estação, conta, inicialmente, com cerca de 500 exemplares, entre gibis, revistas teen, mangás, entre outros. Já no entorno (largo) ficará o recinto de leitura, com seis mesas, sendo quatro com tabuleiro de xadrez. O acervo será atualizado mensalmente.
A entrada é gratuita e, por enquanto, os exemplares devem ser utilizados na gibiteca.
-------------------------------
Exposição: "90 anos depois - A Semana de Arte Moderna"


Até o dia 29 de julho acontece a exposição "90 anos depois - A Semana de Arte Moderna", no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A mostra gratuita reúne 80 obras do Acervo Artístico Cultural dos Palácios e dá destaque para o quadro A Ventania (1915), de Anita Malfatti, e Operários, de Tarsila do Amaral. Além das duas artistas, a exposição conta com obras de Di Cavalcanti, Livio Abramo, Benedicto Calixto, Pedro Alexandrino, entre outros.

A exposição

A exposição “90 anos depois” também apresenta obras que pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo e a coleção particulares, além da reprodução de fotografias e documentos da Coleção Mário de Andrade e da Coleção Anita Malfatti, ambas do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
Para esta mostra, visando a revisão e uma leitura atualizada da coleção de arte moderna dos Palácios, soma-se à Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios a contribuição da Associação Brasileiro de Críticos de Arte, com textos de autoria de Carlos Soulié Franco do Amaral, Daisy Peccinini, Elza Ajzenberg, Elvira Vemaschi e Lisbeth Rebolio Gonçalves. Essa pesquisa - será publicada na íntegra no catálogo a ser lançado durante o período da exposição -, engloba a Semana, o período antecedente, os artistas precursores do Modernismo e o contexto após a Semana, dos novos debates e artistas, apresentando relevantes olhares e perspectivas dos movimentos que formaram os conceitos da história da arte moderna brasileira.

Serviço:
Datas: até 29 de julho de 2012
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500, Morumbi, SP
Horários: de terça a domingo das 10h às 17h
Preços: Grátis
Telefone: (11) 2193-8282 
----------------------------------
Verifique se você tem pendências no IR de 2012

Quem já declarou o Imposto de Renda deste ano já pode saber se há alguma pendência com a documentação.
A consulta é feita pelo extrato da declaração, no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br
De acordo com o órgão, é possível Identificar pendências - se houver - que podem levar o contribuinte à malha fina. Nesse caso, o contribuinte poderá resolvê-las por meio de uma declaração retificadora e, assim, evitar problemas com o fisco.
Pela consulta é possível, ainda, checar se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, para quem tem imposto a pagar; pedir, alterar ou cancelar débito automático das quotas; e identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.
Se houver pendências, o aplicativo informará ao contribuinte como proceder para corrigi-las.

Prazo para entrega do IR 2012
A entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física pode ser feita até as 23h59 do dia 30 de abril, próxima segunda-feira.
---------------------------
Estreias de filmes da semana
American Pie: O Reencontro Comédia – (American Reunion) EUA, 2012. Direção: Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg. Elenco: Jason Biggs, Alyson Hanningan, Seann William Scott, Chris Klein, Engene Levy, Tara Reid, Jennifer Coolidge. Duração: 113 minutos. Classificação: 14 anos. O quarto filme da série American Pie reúne o elenco original e mostra o que aconteceu com os personagens quando todos se reúnem para celebrar os dez anos de sua formatura no colegial.
Veja o trailler, acesse:

A Perseguição Ação – (The Grey) EUA, 2012. Direção: Joe Carnahan. Elenco: Liam Neeson, Dermot Mulroney, James Badge Dale. Duração: 99 min. Classificação: 14 anos. Um avião cai no Alasca e uma equipe de extratores de petróleo precisa lutar para sobreviver no ambiente ermo a ataques de lobos.
Veja o trailler, acesse:


Diário de Um Jornalista Bêbado Comédia – (The Rum Diary) EUA, 2012. Direção: Bruce Robinson. Elenco: Johnny Depp, Aaron Eckhart, Giovanni Ribisi, Amber Heard, Michael Rispoli, Richard Jenkins. Duração: 120 min. Classificação: 16 anos. O jornalista beberrão Paul Kemp arruma um emprego em um jornal de Porto Rico nos anos 1950, e se vê diante do dilema de seguir as ordens do patrão e reportar as maravilhas paradisíacas do Caribe ou investigar a especulação imobiliária que está tirando o poder da terra dos portorriquenhos.
Veja o trailler, acesse:

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios 
Drama – Brasil, 2011. Direção: Beto Brant e Renato Ciasca. Elenco: Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zécarlos Machado, Gero Camilo. Duração: 100 min. Classificação: 16 anos. O filme adapta o romance homônimo de Marçal Aquino e acompanha um triângulo amoroso entre Cauby, um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazônia, a bela e instável Lavínia e o marido dela, o pastor Ernani.
Veja o trailler, acesse:



Vale dos Esquecidos Documentário – Brasil, 2010. Direção: Maria Raduan. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Estreia em São Paulo e no Rio de Janeiro. Retrato do conflito por terras entre índios, posseiros, grileiros, fazendeiros e sem-terras que acontece no Mato Grosso, com destaque para o caso da fazenda Suiá-Missu, que nos anos 1970 ficou conhecida como o maior latifúndio do Brasil.
Veja o trailler, acesse:

A Vida em Um Dia Documentário – (Life in a Day) EUA, 2011. Direção: Kevin Macdonald. Duração: 95 min. Classificação: 12 anos. Usuários do Youtube do mundo inteiro registraram momentos de suas vidas e publicaram as imagens no mesmo dia; registro que agora é transmitido no cinema.
Veja o trailler, acesse:




Nenhum comentário: