Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2018


Todos os Homens do Presidente

Diretor:  Alan J. Pakula
Data de Lançamento: 1976
Tempo de duração: 2h18
Gêneros: Drama, Policial
Qual ligação pode haver entre Richard Nixon e homens que invadiram e roubaram a sede do Partido Democrata, nos Estados Unidos? É isso que dois jornalistas do Washington Post revelam ao mundo e que você acompanha em detalhes no filme Todos os Homens do Presidente.
Em 18 de junho de 1972, o jornal norte-americano Washington Post designou os repórteres Robert Woodward e Carl Bernstein para cobrir o que parecia ser um crime comum. Mas, seguindo seu faro jornalístico, os dois descobriram que o inocente assalto, na verdade, era uma operação de instalação de escutas na sede do Partido Democrata.
Foram cerca de 2 anos pesquisando, apurando, buscando as diversas fontes e que culminou na renúncia de Nixon em 1974. Descobriu-se que essa operação era uma dentre outras tantas realizadas por pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Partido Republicano e ao presidente.
A investigação dos dois jornalistas foi transformada em livro, que posteriormente resultou nesse belo filme.


Alan J. Pakula:
Nova Iorque, 7 de abril de 1928 — Nova Iorque, 19 de novembro de 1998 - foi diretor, roteirista e produtor de cinema norte-americano. Frequentou a Universidade de Yale onde se formou em Arte Dramática, estreando-se no teatro com uma encenação de Tchekov. Sua filmografia - escassa, mas bastante variada - apresenta vários filmes que tomam por tema assuntos mais ou menos relacionados com a política.

A indicação do filme foi do leitor Carlos Gregório, que enviou a sugestão por e-mail. Gregório também é fã de títulos que retratam a cultura e história de outros países.
Agradecemos ao leitor pela participação.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse filme é fantástico e obrigatório para todos os jornalistas. Boa sugestão Miriam!