Translate

quinta-feira, 11 de julho de 2019


Mitos e Lendas do Brasil em cordel
Dica de leitura

Olá, excelente quinta-feira a todos nós.
Graças a diversidade do Programa Caixa de Cultura do Sesi-SP com a empresa onde trabalho, que podemos contar com diversidade de livros.
Nesta oportunidade, destaco “Mitos e Lendas do Brasil em cordel”, da autora e ilustradora Nireuda Longobardi, da editora Paulus.
Boa opção para quem gosta da cultura brasileira e literatura cordel, que adoro.
Fica aí a dica literária.

O livro resgata a riqueza dos personagens e lendas do país e oferece às crianças e aos jovens alguns dos contos que, de acordo com Longobardi, falam de guardiões da nossa fauna e flora, como o Saci, o Boto, a Iara, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, entre muitos outros.
E tudo isso só é possível porque o Brasil é riquíssimo em histórias e lendas. Trata-se de feitos que nascem do povo e que, geralmente, vêm em resposta a um contexto histórico-social pleno de questões de cunho moral. As mesmas histórias se espalham por diferentes estados do país, e com isso misturam-se a novos elementos.
O cordel também é uma manifestação de nossa cultura. Sendo mais difundido nos estados do nordeste brasileiro, essa forma de expressão vem ganhando força e valorização em nossa literatura. A união desses dois elementos numa mesma obra retrata, de forma pedagógica, a beleza da cultura popular brasileira.

Nireuda Longobardi


Nasceu no Rio Grande do Norte, mas mora em São Paulo. É formada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É arte educadora, escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis. 

Nenhum comentário: