Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Dica de Leitura
Persuasão, de Jane Austen

Olá, bom dia e ótima sexta-feira a todos.
Fica a dica de leitura da estagiária Larissa Augusto, livro que faz parte do Programa Caixa de Cultura do Sesi.
O livro que indicamos integra o universo da inglesa Jane Austen.

Persuasão
Persuasão, último trabalho completo de Jane Austen, se passa na Inglaterra rural, no início do século XIX. O livro conta a história de Anne Elliot, filha de um vaidoso e esnobe baronete, que se apaixona por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso e inteligente, mas sem conexões familiares importantes. Obedecendo à recomendação da sua família, Anne sacrifica então seu grande amor por conveniências sociais, e, ao fazê-lo, fecha-se para novos relacionamentos, recusando inclusive uma proposta de casamento. Oito anos depois, Frederick, agora mais velho e rico, ressurge, abalando a ordem estabelecida e a paz familiar. 
Escrita de forma sutil e elegante, vale a pena conhecer esta obra de despedida. 

Jane Austen
Considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesas do século XIX, Jane Austen nasceu no ano de 1775, em Hampshire, na Inglaterra e morreu aos 42 anos de idade. Filha de um reverendo, foi enviada a um internato quando completou oito anos para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.
Na adolescência, Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, sendo eles Razão e sensibilidade e Orgulho e preconceito. Essas obras, inicialmente recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”. Posteriormente, as obras se transformaram em clássicos da literatura inglesa.

Fontes: Livraria Cultura e Amazon

Nenhum comentário: