Translate

quinta-feira, 29 de março de 2012

Olá amigos, espero que todos estejam bem e vamos para mais uma quinta-feira.
Em uma semana dois grandes personagens brasileiros faleceram deixando já saudades. Semana passada Chico Anysio e nesta terça-feira, Millôr Fernandes.
Como havia anunciado ontem, o conto "Criaturas", finalizado ontem mesmo, já está disponível, na íntegra, na Página Contos.
Bem, hoje tenho algumas novidades para vocês.
Tem um nanoconto: “Pobre ladrão”. O nanoconto é uma outra forma de literatura, saiba mais sobre o assunto, que vem ganhando espaço na produção literária.
Deixo também a programação para hoje do Cultura da Baixada Santista, evento que prossegue até dia 7 de abril (veja a programação completa na postagem de 27/3). Tem também mudanças na Provinha Brasil e para quem gosta de humor, a Cia. de Humor Os Mukiranas e trio Os Patiphes. 
Grande abraço a todos. Miriam
Nanoconto
Pobre ladrão



De repente descobriu que poderia ganhar a vida fácil, sem trabalhar. Foi roubando um pouquinho a cada dia. Depois de meses, viu que o crime não compensa.


O que é um nanoconto?


Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto  muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. Os minicontos são diferentes de um "conto pequeno". No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.


O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas trinta e sete letras:
Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.


Assim como o escritor Ernest Hemingway autor de outro famoso miniconto. Com apenas vinte e seis letras, mas por trás das quais há toda uma história de tragédia familiar:
Vende-se: sapatos de bebê, sem uso.

O que é minimalista?

A literatura minimalista é caracterizada pela economia de palavras. Os autores minimalistas evitam advérbios e preferem sugerir contextos a ditar significados. Espera-se dos leitores uma participação ativa na criação da história, pois eles devem “escolher um lado” baseados em dicas e insinuações, ao invés de representações diretas. Os personagens de histórias minimalistas tendem a ser banais, comuns, inexpressivos, nunca famosos detetives ou ricos fabulosos. Geralmente, as histórias são pedaços da vida.

-----------------------------
Morre o escritor Millôr Fernandes

O escritor Millôr Fernandes morreu aos 87 anos na noite da terça-feira, 27, em casa, no Rio de Janeiro. De acordo com o filho de Millôr, Ivan Fernandes, o escritor teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca. O velório está marcado para hoje (29), das 10h às 15h no cemitério Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio.
Escritor, humorista e dramaturgo, Millôr iniciou sua carreira aos 14 anos, na revista O Cruzeiro. Exercia as funções de tradutor, jornalista e crítico de teatro. No final dos anos 1960, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, conhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Foi o principal tradutor das obras de William Shakespeare no Brasil e escreveu diversos tipos de peças. Atualmente, o escritor mantinha um site pessoal onde escrevia frases, charges e textos de humor, além de manter um acervo com seus trabalhos dos últimos 50 anos.
Carioca do Méier, Millôr nunca parou de criar e produzir. Talvez um dos maiores gênios múltiplos brasileiros, foi um filósofo que usava o humor como arma contra a repressão. Seu humor não facilitava, era comprometido e ao mesmo tempo acessível. Usava o humor para fazer pensar. Sua mãe queria que o menino se chamasse Milton, mas na grafia do escrivão do cartório, ficou Millôr. 

-------------------------------
Cultura da Baixada Santista

O site CineZen (www.cinezen.net) completará três anos de existência em 29 de março. Para celebrar a data e a criação de seu “irmão mais novo”, o site CulturalMente Santista (www.santoscultural.net), foi programada uma série encontros, que teve início dia 27/3 e continua até dia 7 de abril, reunindo mais de trinta nomes relevantes da cultura na Baixada Santista, entre artistas, produtores culturais e jornalistas do setor. Trata-se da primeira edição do CulturalMente Santista, projeto idealizado pelo jornalista André Azenha com o objetivo de divulgar e abrir espaço para esses profissionais exporem suas opiniões e projetos.

Veja a programação para hoje:

29/03 (quinta), 20h
- Produção cultural
Local: Auditório do Sesc - Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
Debatedores:
- Eugênio Martins Jr.: Dirige uma empresa de produção cultural, criador do projeto Jazz, Bozza e Blues, jornalista, assina o Mannish Blog
- Luiz Fernando Almeida: Ator, produtor, dirige a Superbacana Produções
 - Ricardo Vasconcellos, diretor geral do Curta Santos e da Sansex
Gratuito

--------------------------------
Exame nacional da alfabetização
Vem aí a Provinha Brasil

Em 2013 cerca de sete milhões de crianças brasileiras com oito anos de idade serão submetidas a um exame nacional, a Provinha Brasil, que servirá para delinear um panorama da alfabetização no Brasil.
A Provinha Brasil, na verdade, existe desde 2008 na forma de exame aplicado a alunos do segundo ano do ensino fundamental e servia como diagnóstico interno para o professor conhecer o nível de aprendizagem de seus alunos. Nesta semana, entretanto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou sua reformulação.

Primeira avaliação ‘pra valer’

A partir de agora a Provinha Brasil será a primeira avaliação “pra valer” a que os estudantes brasileiros serão submetidos. Antes era a Prova Brasil, aplicada no 5° ano do ensino fundamental e cujos resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A Provinha Brasil será também um dos principais instrumentos do futuro programa Alfabetização na Idade Certa, que o MEC pretende lançar.

---------------------------
Cia. de Humor 
Os Mukiranas e trio Os Patiphes
Os espetáculos acontecem nesta quinta (29) e na sexta (30), respectivamente no Roxy 5, no Gonzaga, em Santos e no Roxy 6, no Shopping Brisamar, em São Vicente, às 22h.
Hoje, se apresentam no Roxy 5: original do Rio de Janeiro, a Cia. de Humor Os Mukiranas, formada pelos atores Raiane Bitencourt, Ale Matheus, Sergey Kraucs, Wendell Amorim e Wendell PC, o trio santista Os Patiphes, que reúne Caio Marques, Daniel Meirelis e Joao Paulo Pires, e o humorista André Garrido. Já no dia seguinte, é Euclydes Escames que se junta aos dois grupos.
A Cia. de Humor Os MuKiranas surgiu em 2009 e é apadrinhada pela Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, formada pelos atores Jovane Nunes (Zeca Pimenteira, do Zorra Total), Adriano Siri, Ricardo Pipo, Welder Rodrigues (Jajá, do Zorra Total) e Victor Leal, onde encontram grande inspiração.
Serviço – dia 29/3 (hoje) às 22h:
Espetáculo “Humor de Cinema” no Roxy 5, Santos
Com Os Mukiranas, Os Patiphes e André Garrido

Local: Cine Roxy, Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga
Valor do ingresso: R$ 20,00 (meia-entrada)
Serviço – dia 30/3 (amanhã), às 22h:
Espetáculo “Humor de Cinema” no Roxy Brisamar 6, São Vicente
Com Os Mukiranas, Os Patiphes e Euclydes Escames
Local: Cine Roxy, Av. Frei Gaspar, 365, Centro, Shopping Brisamar, São Vicente
Valor do ingresso: R$ 15,00 (meia-entrada)




Nenhum comentário: