sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Exposição Em si de Eva Castiel

Olá, bom dia. Excelente sexta-feira a todos nós.
A exposição “Em si”, de Eva Castiel tem visitação gratuita até dia 24 de fevereiro de 2019, diariamente, das 8h às 20h, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
Durante o processo de criação da obra, que aborda as tribos nômades que vivem em uma faixa do deserto do Saara, os berberes, Eva fotografou as casas (Trigâ, 2018) e as mulheres berberes, trabalhando posteriormente com encáustica sobre as fotografias. Os retratos das mulheres foram retalhados em tiras, as quais foram recoladas, criando as imagens que são projetadas em véus na instalação da exposição Em si.
Aberta à visitação, Em si retoma os questionamentos sobre deslocamento, desterritorialização, sobre ser Estrangeira.
  
Eva Castiel
Nascida em São Paulo, descendente de húngaros e lituanos, Eva Castiel iniciou sua carreira artística nos anos 1980, com pinturas que logo chamaram atenção pelas cores vibrantes e pelas mulheres de atmosfera
dos filmes de Fellini. Formada em Pedagogia, Eva iniciou o curso de pós-graduação em Sociologia e Política, que abandonou para dedicar-se exclusivamente à arte. Nos anos 1990, as telas já não bastavam à Eva, e sua obra começou a tomar o espaço, desdobrando-se em suas primeiras instalações e trabalhos com recortes e colagens.
Nos anos 2000, Eva fez parte do grupo de artistas Casa Blindada, fazendo intervenções urbanas e arte pública coletivamente. Com o grupo, as instalações de Eva levantaram questões sociais e problemas da cidade de São Paulo, como fluxo migratório, falta de moradia, violência e insegurança etc.
Na última década, as instalações deram espaço a mais um suporte no espectro artístico de Eva Castiel: a vídeoarte. Os vídeos da artista abordam temas recorrentes em sua obra individual, como memória, apagamento, alteridade e morte, agora em enquadramentos difusos e com trilhas sonoras surpreendentes.
Todos esses aspectos são tratados nos textos de Estrangeira, monografia inédita de Castiel. Até seu último trabalho, base da exposição Em si¸ está presente no livro. A instalação aborda as tribos nômades que vivem em uma faixa do deserto do Saara, os berberes.

Serviço:
Exposição Em si de Eva Castiel
Quando: até dia 24/02/2019, das 8h às 20h - diariamente
Locais: Saguão | Sala Oval | Sala do Terraço – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo
Mais informações: (11) 3775-0002
Entrada gratuita 

Nenhum comentário: