quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Dica cultural
Espetáculo de Dança e Música Flamenca 

Olá, bom dia! E hoje quarta-feira com cara de sexta!
Uma amiga participa do evento, repasso para quem tiver interesse.
Obrigada, abraços.

Neste sábado, dia 17/11, às 20h30, acontece apresentação de dança flamenca no Teatro Guarany, em Santos, no Centro, em frente à Praça dos Andradas e Rodoviária.
Interessados podem adquirir o ingresso no Shopping Praiamar - Quiosque OakBerry.



Dança e música Flamenca

Pessoal como muitos não conhecem ainda a dança e música flamenca, pesquisei e achei explicação bem interessante no portal São Francisco, que tem vasto material.

dança flamenca serviu como cartão postal da cultura espanhola durante muitos anos, apresentada como manifestação folclórica daquele país.
Porém a Arte Flamenca nunca conseguiu manter-se na categoria de dança folclórica, pois não é uma manifestação cultural de um povo específico. Devido a sua amplitude, aos poucos foi sendo rotulada como dança étnica e, até hoje, é vista dessa maneira nos países estrangeiros à Espanha.
Flamenco compreende muito mais que um estilo, ou uma simples modalidade de dança. Seu significado envolve toda uma forma de expressão artística que reflete a cultura da Andaluzia (região sul da Espanha).
Originada primeiramente nas ginaterias (bairros pobres ciganos), tornou-se uma arte popular tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional, sendo passada de geração para geração pela família cigana, e que ao longo dos anos se difundiu a nível mundial transformando-se, provavelmente, na mais conhecida expressão da cultura espanhola. O Flamenco é uma forma de expressão artística que reflete a cultura da Andaluzia, região sul da Espanha, que ao longo dos anos se difundiu a nível mundial transformando-se, provavelmente, na mais conhecida expressão da cultura espanhola.
Podemos dizer que a Arte Flamenca é o resultado da mescla de elementos das muitas culturas que atravessaram a Andaluzia durante séculos, que juntando-se as formas expressivas elaboradas e difundidas pelos ciganos, originaram uma arte popular, tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional.

Leia mais acesse:

Nenhum comentário: