quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Auto da Barca do Inferno

Olá, excelente quarta-feira a todos nós.
Hoje destaco o livro “Auto da Barca do Inferno em quadrinhos”, história de Gil Vicente na versão de Laudo Ferreira, editora Petrópolis.
Gostei, fica a dica de leitura.

Nesta versão do Auto da barca do inferno em quadrinhos, Laudo Ferreira mergulha na obra de Gil Vicente e dá vida às suas personagens: os tipos sociais criados pelo autor português - o fidalgo, a cafetina, o frade, o enforcado, o onzeneiro, o sapateiro, o parvo, o judeu e os homens do judiciário - ganham uma estranha atualidade no traço do quadrinista, enquanto o Diabo e o Anjo, alegorias atemporais, atravessam os tempos em plena saúde. O leitor é transportado para a sociedade portuguesa dos 1500, quando o Brasil estava sendo colonizado, a bordo do humor e do sarcasmo de Gil Vicente.
Esta edição em HQ do clássico medieval contou com a consultoria literária do professor de literatura, dramaturgo e diretor teatral Maurício Soares Filho, que já realizou uma montagem de Gil Vicente com jovens estudantes. As cores deste Auto da barca do inferno em quadrinhos são de Omar Viñole, parceiro de Laudo Ferreira neste e em diversos outros trabalhos.

Gil Vicente
Gil Vicente foi poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é "A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
Gil Vicente nasceu na cidade de Guimarães (Portugal) em 1466 e faleceu em 1536.

* Local de nascimento e ano hipotético de nascimento e falecimento (mais prováveis de acordo com estudos recentes)

Principais obras
Auto Pastoril Castelhano (1502) 
Auto da Visitação (1502) 
Auto dos Reis Magos (1503) 
Auto da Índia (1509) 
Auto da Sibila Cassandra (1513) 
Auto da Barca do Inferno (1516) 
Auto da Barca do Purgatório (1518) 
Auto da Barca da Glória (1519) 
Farsa de Inês Pereira (1523)

Nenhum comentário: