terça-feira, 14 de agosto de 2018

Oficina de Escrita Criativa, com Rodrigo Petronio
Casa Contemporânea

Olá amigos, tenham uma ótima terça-feira.
A Oficina de Escrita Criativa começou na semana passada, mas ainda dá tempo de participar, pois são quatro meses de curso, confira:

A escrita de um texto pressupõe o uso consciente de diversos recursos expressivos da linguagem: musicalidade, palavras, ritmo, imagens, frases, parágrafos, diálogos, pausas. E também se baseia na busca do que será dito: enredo, estrutura, personagem, conceitos, narrador, ideias, ou seja, os motivos do texto.
A Oficina de Escrita Criativa é fruto de mais de 10 anos de experiência do professor Rodrigo Petronio ministrando oficinas, cursos livres e como professor-coordenador de dois cursos de pós-graduação da FAAP: Escrita Criativa e Roteiro para Cinema e Televisão. Oferece técnicas para o desenvolvimento de textos em diversos gêneros, como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance.


Todas as aulas contemplam exposição de teoria e leitura de textos. Isso é possível porque esta é uma das poucas Oficinas que trabalham com encontros de 4 horas de duração. Em termos práticos, a Oficina visa à produção de textos autorais, que serão comentados e avaliados, coletiva e individualmente. Além das leituras coletivas feitas em aula, o aluno pode encaminhar para o professor textos de Leitura Paralela (LP). Estes textos serão analisados e comentados pelo professor durante as aulas.
Um dos intuitos da Oficina também é fazer uma ponte com o mercado editorial e indicar o manuscrito/original do aluno para uma eventual publicação. Não é preciso ter experiência em literatura para participar da Oficina. A Oficina de Escrita Criativa se destina não apenas àqueles que queiram desenvolver uma carreira profissional de escritor, mas a todos os interessados em aprimorar as técnicas da escrita.

Data e horário: 
De agosto a novembro de 2018, às quintas-feiras, das 19h às 23h
AGOSTO 09, 16, 23, 30
SETEMBRO 06, 13, 20, 27
OUTUBRO 04, 11, 18, 25
NOVEMBRO 01, 08, 22, 29
Duração: 16 encontros [4 meses]
Carga horária: 4 horas|aula, 64 horas|aula
A Casa oferece certificado final de participação na Oficina de Escrita Criativa
Há estacionamento próximo ao local e também é possível estacionar na rua
Informações e Inscrições: rodrigopetronio@gmail.com
Local: Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370, Vila Mariana, São Paulo
Fale conosco:
Telefone: (11) 2337-3015


Rodrigo Petronio
Escritor e filósofo. Professor Titular da FAAP, onde atua como professor-coordenador de dois cursos de pós-graduação: Escrita Criativa e Roteiro para Cinema e Televisão. Autor, organizador e editor de diversas obras. Atualmente atua como pesquisador de pós-doutorado no Centro de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD|PUC-SP). Doutor em Literatura Comparada pela UERJ. Desenvolveu doutorado-sanduíche como bolsista Capes na Stanford University, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht. Formado em Letras Clássicas [USP], tem dois Mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP], sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Literatura Comparada [UERJ], sobre literatura e filosofia na Renascença. Também na FAAP é professor da pós-graduação em História da Arte e da graduação em Jornalismo. Membro desde 2014 do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo [IEB-USP]. Criou e ministra desde 2014 a Oficina de Escrita Criativa na Casa Contemporânea. 


Um comentário:

Ricarte Mariusso disse...

Pena que não moro em São Paulo...