terça-feira, 19 de junho de 2018


Homenagem a Martins Fontes nesta quarta, no Sesc Santos

Sarau e filme enfocam a vida e a obra do maior poeta santista
Homenagem a Martins Fontes é um tributo ao grande médico e poeta santista José Martins Fontes (1884-1937), ao apresentar alguns de seus textos mais importantes, bem como os aspectos mais relevantes de sua vida.
O evento se realiza no auditório do Sesc Santos, nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 19h30, com entrada gratuita. A primeira parte da homenagem será a exibição do Filme Como É Bom Ser Bom (Ficção/docudrama, 2017, 35 min.), dirigido pelo cineasta Carlos Oliveira.
Já a segunda parte será a realização do Sarau Um Autor na Ciranda Poética – Martins Fontes, coordenado pela professora Clara Sznifer e pelo músico Roberto Soares.
O filme é baseado em fatos reais e mostra um caso de caridade em que o Doutor Martins Fontes cuidou de uma paciente pobre, vendedora de queijadinhas. Como É Bom Ser Bom é uma produção independente que contou com o apoio do FACULT – Fundo Municipal de Assistência à Cultura (2016). Destaca-se a reconstituição de época, que tem figurinos, cenografia e trilha sonora original, ambientados nos anos 1930. O filme mostra também um pouco do lado poeta de Martins Fontes. O título do filme é o mesmo do soneto mais famoso deste autor, sendo também considerado o seu lema de vida.
O Sarau, com duração aproximada de 90 minutos, conta com apresentação performática-musical composta por declamação de poemas, dramatizações, apresentação de canções ao vivo e exibição de conteúdos audiovisuais, tudo relacionado à vida e à obra do autor homenageado. A atividade conta com a participação do público.


Martins Fontes
Como médico, Martins Fontes notabilizou-se como conferencista e foi tisiologista (especializado em tuberculose) da Santa Casa de Misericórdia e da Beneficência Portuguesa. Sua obra literária é volumosa, chegando a mais de setenta títulos publicados, em poesia e prosa, além de algumas de caráter científico. É considerado o melhor poeta de sua geração na lusofonia, e um dos dez melhores na língua portuguesa. Figura como patrono da cadeira nº 26 da Academia Paulista de Letras e da cadeira de nº 17 do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Serviço
Homenagem a Martins Fontes
Quando: 20/06/2018 (quarta-feira) / Horário: 19h30
Local: Sesc Santos – Auditório Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136, Bairro Aparecida, Santos
Classificação Etária: Livre
Entrada: Gratuita
Ingressos: Individuais e disponíveis para retirada a partir de 1 hora de antecedência na Central de Atendimento
Informações: Tel.: (13) 3278-9800 (Sesc Santos)
Telefone: (13) 99101-6097 (Carlos Oliveira)
E-mail: spectrafilmes@hotmail.com

Nenhum comentário: