sexta-feira, 22 de junho de 2018


Dica de leitura: O Monge e o Executivo

Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 139

O livro conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido, com uma boa vida e totalmente feliz, só que ele começa a perceber que a vida dele tem mais problemas do que imagina. Seu casamento está acabando, o relacionamento com seus filhos está péssimo e na sua empresa seus funcionários estão em greve.
John sempre pensou que ele sempre estava certo e que nada da sua vida estava errado, só que quando esses problemas acontecem ele
começa a perceber quanto sua vida está desordenada. E depois de muita insistência de sua esposa e de seu pastor ele decide passar uma semana em um retiro num monastério. Lá a vida é totalmente tranquila e equilibrada, onde todos acordam às 5h30 da manhã para participar das reuniões religiosas, além que durante toda a semana ele terá aulas com um monge Simeão. O monge Simeão, e na verdade Leonard Hoffman, um ex-executivo que abandonou tudo depois da morte de sua esposa, e decidiu seguir a vida de monge. Simeão dar aulas de liderança e ensinar como se deve tratar as pessoas, e de que tratar as pessoas com ignorância não levará em nada.
É um livro que aborda a questão de escolhas, da liderança. De que se você respeitar as pessoas, amá-las e tratá-las como amor, você será um bom líder e, acima de tudo, será uma pessoa melhor. Essas aulas desafiam os alunos a enfrentarem e questionarem seus preconceitos, suas dúvidas em relação a vida, e como ser tornar um verdadeiro líder. Simeão nos ensina que a vida é muito mais simples do que pesamos, e que sempre devemos respeitar as pessoas, pois com o respeito, amor, carinho podemos conquistar qualquer coisa. E que o poder é algo que faz você se ludibriar e isso pode fazer você perder sua integridade.
É um livro que te marca do começo ao fim, o autor nos encanta com sua narrativa leve e dinâmica, onde aprendemos sobre a essência da liderança, e de que para ser tornar um bom líder é preciso muita responsabilidade e dedicação. No decorrer da estória John começa a mudar seus pensamentos sobre a vida e aprende a vê o mundo com outros olhos, se tornando um homem melhor.

Consultor-chefe da empresa J.D. Hunter Associates, LLC, uma empresa estadunidense de consultoria de relações de trabalho e treinamento, fundada em 1985. Lastreado nos anos de sua experiência profissional, Hunter, além de consultor, tornou-se também instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan (EUA) com sua esposa e filha.

Gostaram da dica de leitura de hoje?
A indicação partiu do leitor Carlos Santos, que leu este livro quando necessitou fazer trabalho de faculdade e gostou.
Obrigada Carlos e continue a nos enviar suas dicas.
Abraços,
Míriam

Nenhum comentário: