terça-feira, 29 de maio de 2018


Exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis
Na Pinacoteca do Estado

Olá, meus amigos, estou com problemas na internet, conforme mencionei em postagem abaixo, que está oscilando e os técnicos não sabem informar quando poderão atender, então, vamos ver se consigo realizar as postagens aqui na página nestes dias.
Para esta terça-feira destaco exposição que acontece na Pinacoteca do Estado que visitarei no dia 24 de junho, domingo, dia que estarei na capital paulista visitando o Mosteiro de São Bento e esta exposição. Fica aí a dica para quem tiver interesse.

Exposição Hilma af Klint
Até dia 16 de julho a Pinacoteca de São Paulo mantém a exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis”, a primeira do calendário de 2018 e um dos grandes destaques do ano.
Com patrocínio de Banco Bradesco e Ultra, chega pela primeira vez na América Latina uma mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint (1862-1944), cujo trabalho vem sendo reconhecido como pioneiro no campo da arte abstrata e que passou despercebido durante grande parte do século XX.


Klint frequentou a Real Academia de Belas Artes, principal centro de educação artística da capital sueca, mas logo se distanciou do seu treino acadêmico para pintar mundos invisíveis, influenciada por movimentos espirituais como o Rosa-cruz, a Teosofia e, mais tarde, a Antroposofia. Ela integrou o As cinco”, grupo artístico composto por artistas mulheres que acreditavam ser conduzidas por espíritos elevados que desejavam se comunicar por meio de imagens e já experimentavam desde o final do século XIX a escrita e o desenho automático, antecipando as estratégias surrealistas em mais de 30 anos.
A exposição inclui 130 obras. Destaque para a série intitulada “As dez maiores”, realizada em 1907 e considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental, já que antecede as composições não figurativas de artistas contemporâneos a af Klint como Kandinsky, Mondrian e Malevich. Além deste conjunto, a exposição em São Paulo contará com algumas séries de obras que nunca foram apresentadas ao público.

Serviço:
Exposição: “Hilma af Klint: Mundos Possíveis
Quando: até dia 16/07 – de quarta a segunda, das 10h às 17h30 - com permanência até às 18h
Local: Pinacoteca do Estado – primeiro andar – Praça da Luz, 02, Luz, São Paulo (próxima à estação Luz da CPTM)
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 60 não pagam. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes
Mais informações: (11) 3324-1000

Acesse o site da Pinacoteca:



Nenhum comentário: