sexta-feira, 23 de março de 2018


Xilografia, a Arte em Movimento

Fabricio Lopez é um dos maiores gravadores da atualidade. Em seu estúdio, no Valongo, em Santos, produz esta importante arte, que é a xilogravura.
Com Mestrado em Poéticas Visuais pela ECA/USP e Bacharelado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), o artista expõe sua arte desde 1998, em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.
Interessados em conhecer o trabalho de Fabricio Lopez, o ateliê fica na Rua Visconde de Vergueiro, 6, sobreloja, Valongo, Santos.
Telefone: (13) 98222-8444

Site do artista:
http://www.fabriciolopez.com


Xilogravura
O dicionário Larousse, Ática, define xilogravura da seguinte forma: “gravura obtida pelo processo da xilografia”. Xilografia quer dizer “arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado com goiva, formão, faca ou buril em uma chapa de madeira”.
Pode-se descrever a xilogravura como uma espécie de carimbo. Em seu processo, uma gravura é entalhada na madeira com auxílio de objeto cortante e, na sequência, utiliza-se um rolo de borracha embebida em tinta, que penetra somente nas partes onde está a gravura (entalhe). Então, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com a superfície a ser ilustrada. Após alguns minutos, retira-se a madeira, que deixa a imagem impregnada no local. Esta técnica é também chamada de impressão em alto relevo e pode ser feita à base de linóleo (linoleogravura) ou qualquer superfície plana.  

Nenhum comentário: