sexta-feira, 2 de junho de 2017

Exposição inédita 
no Museu Catavento

Olá amigos, excelente sexta-feira a todos nós.
O Museu Catavento, na capital paulista, está com novo experimento na seção do Universo, que será inaugurado amanhã. Trata-se do Mecanismo de Anticítera, que foi construído pelos gregos no período antes de Cristo.
A inauguração da primeira réplica sólida do aparelho, produzida no Brasil, neste sábado, conta com palestra às 14h, da professora de História da Ciência Beatriz Bandeira, da Universidad Nacional de Tres de Febrero, de Buenos Aires, que construiu a réplica em parceria com Júlio Couxil, da Universidad Autónoma de Madrid, da Espanha.
A engenhosidade da construção e o funcionamento do Mecanismo de Anticítera revelavam, por meio de cálculos, as posições do Sol (dias e ano), das estrelas e as fases da Lua. O aparelho previa, ainda, as datas dos Jogos Olímpicos, além de eclipses lunares e solares, inclusive com data e hora.
Entre as atrações, os visitantes conferem aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, em que é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi. No local, também é possível conferir o acervo da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, transferido para a instituição em 2011, que conta com a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra e que foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião bimotor DC-3 (1936), usado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Serviço:
Museu Catavento: Exposição de réplica inédita do Mecanismo de Anticítera
Quando: a partir de 3 de junho (sábado)
Local: Subseção Astronomia (Seção Universo) - Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, sem número (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro, São Paulo
Palestra “Mecanismo de Anticítera: um computador mecânico”, com a professora Beatriz Bandeira  

Telefone: (11) 3315-0051
Quando: terça-feira a domingo, de 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6 – com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência entrada gratuita aos sábados
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos
Estacionamento: R$ 15 – até 4 horas (para visitantes do museu)

Nenhum comentário: