quarta-feira, 17 de maio de 2017

I Encontro de Museus 
da Baixada Santista

Bom dia e uma excelente quarta-feira a todos nós.
Destaco hoje em minha página uma atividade cultural interessante para quem mora na Baixada Santista, o I Encontro de Museus da Baixada Santista, evento aberto à população e gratuito.


O Museu Pelé (Largo Marquês de Alegre, 1, Valongo) sedia, nesta quinta-feira (18), o I Encontro de Museu da Baixada Santista, a partir das 9h, que irá debater, durante um dia inteiro, o papel da divulgação do patrimônio cultural, turístico e museológico da região.
O evento, organizado pelo Projeto Orla Cultural Museus, pretende reunir representantes de museus da Baixada Santista, além de integrantes do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, entidade ligada ao governo do Estado. O encontro é aberto ao público e terá inscrições gratuitas, a partir das 8h, no próprio Museu Pelé.



Orla Cultural
Projeto composto por 15 museus, localizados em Bertioga, Praia Grande, Itanhaém, Santos e São Vicente, o Orla Cultural tem o objetivo de promover a cultura e divulgar o passado rico e histórico da região aos turistas, por meio de iniciativas compartilhadas entre as instituições.

Serviço:
I Encontro dos Museus da Baixada Santista
Quando: 18 de maio de 2017
Horário: das 8h30 às 17h40
Local: Museu Pelé – Rua Marquês de Herval, s/nº, Valongo, Santos
Telefone do Museu Pelé: (13) 3233-9670
Inscrições: meia hora antes do evento

Programação:
MANHÃ
8h30 Cadastro e Inscrição
9h – 10h A importância dos museus para as cidades: o trabalho do Sistema Estadual de Museus de SP (GT SISEM-SP)
10h10 - 10h45 Orla Cultural Museus: trajetória, articulação e propostas de desenvolvimento do setor (Beatriz Royer Massonetto)
10h4511h PAUSA
11h – 12h A história dos museus e da expografia (Ivanei Silva)
12h – 12h30  Mesa redonda: Diretor do GTCSISEM-SP: Davidson Panis Kaseker, Coordenadora da UPPM: Regina Ponte e Ivanei Silva, museólogo da Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas e Representantes do Orla Cultural Museus.
12h30 – 13h45 ALMOÇO

TARDE
14h MESAS TEMÁTICAS
1ª MESA TEMÁTICA: Museus Científicos e Naturalistas
Museu Joias da Natureza (Guarujá), Museu de Pesca (Santos), Aquário (Santos), Orquidário (Santos)
14h40 Pausa
15h
2ª MESA TEMÁTICA: Museus histórico-pedagógicos
Casa Martim Afonso (São Vicente), Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Museu do Porto, Museu de Arte Sacra de Santos, Museu Conceição de Itanhaém, Museu Histórico Arqueológico de Peruíbe, Museu da Cidade de Praia Grande
16h 10
3ª MESA TEMÁTICA: Museus de Artes e Esportivos
Pinacoteca Benedicto Calixto (Santos), Galeria Nilton Zanotti (Praia Grande), Museu Pelé (Santos), Memorial das Conquistas S.F.C. (Santos)
17h Mesa redonda: Todos os representantes das mesas temáticas respondem perguntas da plateia.
17h40 Encerramento 

Nenhum comentário: