quinta-feira, 16 de março de 2017

Coluna Dicas da Língua Portuguesa
Escreva certo

Olá pessoal, hoje é quinta-feira e dia da coluna Dicas da Língua Portuguesa, escreva certo.
A Princípio ou em princípio?
Vamos relembrar três expressões que muita gente faz confusão, são elas:

“Através” / “por meio”

Errado: Os senadores sugerem que, através de lei complementar, os convênios sejam firmados com os estados.
Certo: 
Os senadores sugerem que, por meio de lei complementar, os convênios sejam firmados com os estados.
Por quê? Por meio significa “por intermédio”. Através de, por outro lado, expressa a ideia de atravessar. Ex: Olhava através da janela.

 

“Ao meu ver” / “A meu ver”

ErradoAo meu ver, o evento foi um sucesso.
Certo: A meu ver, o evento foi um sucesso.
Por quê? “Ao meu ver” não existe.

“A princípio” / “Em princípio” 

Errado: Achamos, em princípio, que ele estava falando a verdade. 
Certo: Achamos, a princípio, que ele estava falando a verdade. 
Por quê? A princípio equivale a “no início”. Em princípio significa “em tese”. Ex: Em princípio, todo homem é igual perante a lei.


Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: