segunda-feira, 20 de março de 2017

Clássicos do Terror
O Médico e o Monstro

Olá meus queridos amigos, hoje na coluna Clássicos do Terror destaco realmente uma das melhores histórias da literatura mundial de todos os tempos, O Médico e o Monstro, pois de médico e de monstro todos nós temos um pouco. Desde criança, quando tomei conhecimento desta notável história foi por meio de filme, tendo acesso à leitura alguns anos depois, e sempre fui apaixonada por esta brilhante interpretação do autor que traduziu muito bem a alma humana e seu lado mais sombrio, ou o lado negro, o lado inumano e traiçoeiro do ser humano.
Destaco também que o editor Ademir Pascale realizou antologia sobre o tema, da qual tive o prazer de fazer parte com um conto.
Bem, espero que gostem do assunto de hoje, que seja produtivo, abraços,
Míriam

O Médico e o Monstro
Robert Louis Stevenson
As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.
O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.

Sugestão de compra online:
Na Saraiva, por R:$ 11,20:

Robert Louis Stevenson
Foi um romancista, contista e poeta que deixou obras importantes para a literatura. Dentre elas estão A ilha do tesouro (1883) e O médico e o monstro (1886).
Robert Louis Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia, no dia 13 de novembro de 1850. Desde criança, demonstrava levar jeito para a literatura. Ele tinha a saúde frágil e passava muito tempo doente, na cama. Nesses períodos, inventava histórias e as contava para a mãe, que as registrava no papel.
O pai de Stevenson era engenheiro e queria que o filho seguisse a mesma carreira, mas ele não se interessava por essa área. Acabou estudando Direito na Universidade de Edimburgo, porém nunca exerceu a profissão de advogado. Por volta dos 23 anos, fez amizade com alguns escritores e começou a escrever para revistas.
Stevenson sofria de tuberculose e viajava muito, buscando o melhor lugar para seu bem-estar. Ele viveu em diversos países, dentre eles a França. Lá, conheceu a americana Fanny Vandergrift Osbourne e se apaixonou por ela. Fanny era dez anos mais velha e já tinha um filho, Lloyd Osbourne. Quando Fanny retornou a San Francisco, nos Estados Unidos, Stevenson foi atrás dela. Os dois se casaram em 1880.
Foi para o enteado Lloyd que Stevenson escreveu A ilha do tesouro, uma de suas obras mais populares. 
Escrito alguns anos depois, O médico e o monstro (1886) foi outro grande sucesso de Stevenson. Nessa obra de ficção científica, um médico, o sensato Dr. Jekyll, esconde um segredo: o de se transformar no assustador e desequilibrado Sr. Hyde. As transformações começam a acontecer depois que o médico realiza algumas experiências em seu laboratório.
A história trata da luta entre o bem e o mal e discute diversas questões referentes à moral da época.
Apesar de sofrer de tuberculose, a doença não limitou o escritor. Ele viajava bastante e escrevia sobre essas incursões em livros como Uma viagem ao continente.
Com a família, ele visitou o Havaí, o Taiti, a Nova Zelândia e as ilhas de Samoa, onde acabou comprando um terreno, na localidade de Vailima, em 1890.
Stevenson mudou-se com a família para Vailima em setembro de 1890. Poucos anos depois, no dia 3 de dezembro de 1894, morreu precocemente. Foi enterrado no lugar, onde tinha o apelido de Tusitala, que quer dizer “contador de histórias”.

Coletânea do escritor Ademir Pascale
Mr. Hyde - Homem Monstro foi lançado no dia 31/8/14, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Para saber mais, acesse:


Filmes:
O título recebeu diversas versões, acompanhe alguma delas:

O Médico e o Monstro - o estranho caso de Dr Jekyll e Mr Hyde (2003)
Trailer:

O Médico e o Monstro (1941) dublado Telecine
Trailer:

Mary Reilly, 1996 - Julia Roberts, John Malkovich, George Cole
Trailer:


Nenhum comentário: