quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Mão de ferro - 

Contos sobre distopias

Muito bom dia a todos vocês queridos leitores amigos.
A Andross Editora está com inscrições abertas para coletâneas com recebimento de textos até dia 30/04/17; destaco nesta semana, “Mão de ferro”, organizada por Paola Giometti e Hugo Sales.

Sinopse: 
Lincoln disse que o caráter de um homem é colocado à prova assim que ele é alçado ao poder. E o coração, outrora macio e quente, se torna rijo e gélido, com sede de mais autoridade, conquistada com punhos cerrados e brados graves. Aos oprimidos, restam-lhes apenas esperança e resistência.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com os organizadores do livro pelo e-mail:

Significado de Distopia e Utopia

Em Filosofia, através da mesma raiz etimológica surge o termo distopia (ou antiutopia) como o oposto de utopia. A distopia é um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade da sociedade atual idealizada em condições extremas no futuro.
Alguns traços característicos da sociedade distópica são: poder político totalitário, mantido por uma minoria; privação extrema e desespero de um povo que tende a se tornar corruptível.
Os romances "1984" de George Orwell (1903-1950) e "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley (1894-1963) são exemplos de ficções distópicas. No cinema, o filme V de Vingança apresenta uma sociedade distópica, brutalmente constrangida por um regime totalitarista.

Para enviar o texto e mais detalhes, acesse:

Nenhum comentário: