quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Educação a distância ou Educação à distância, qual o certo?
Coluna Dicas da Língua Portuguesa

Olá meus amigos, tenham uma excelente quinta-feira.
Como hoje é dia da coluna Dicas da Língua Portuguesa, escreva certo, como você escreve: educação a distância ou educação à distância? Já reparou que encontramos essa expressão das duas maneiras? Mas qual delas é a correta?
Trouxe este exemplo para a página hoje porque ontem surgiu esta dúvida, já que preparei um texto sobre isso, então, acompanhe a explicação correta pesquisada no site Exame.com.

Escreva certo
Imagem Google
Muitas são as universidades que vêm promovendo cursos EAD, ou seja, educação a distância. Ou será educação à distância?
Tão importante quanto entender como a tecnologia pode aperfeiçoar o processo de ensino também devemos cuidar para que a comunicação seja de qualidade, precisa e correta.
O uso da crase na expressão em questão quase sempre traz dúvidas e ela acaba permanecendo na maioria das vezes. Acompanhe o exemplo:

Diante da palavra distância, emprega-se crase se a mesma estiver especificada.
a)   As caixas amplificadoras de som estavam à distância de 200m do público. 
b) O detetive vigiava o suspeito a distância.

No primeiro exemplo usa-se crase, pois a palavra distância está especificada (200 m). Já no segundo exemplo a expressão apresenta-se sem crase porque não há especificação da distância.
Logo, a dúvida sobre a frase apresentada (Educação a distância ou Educação à distância), pelo código padrão, não pode ter o acento indicador de crase, pois não há especificação, então o correto é: Educação a distância.

Consulta Reinaldo Passadori
Professor e CEO do Instituto Passadori, especialista em Desenvolvimento Humano e Comunicação Verbal. Conferencista requisitado em seu segmento no Brasil. É autor dos livros: “Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes” – “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal”; “Media Training” – Comunicação Eficaz com a imprensa e a Sociedade – Editora Gente e “Quem não Comunica não lidera” – Editora Gente. 

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: