domingo, 18 de dezembro de 2016

Gênios da pintura na Pinacoteca Benedicto Calixto

Olá meus amigos, muito bom dia a todos.
Vejam que legal a mostra que acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto, totalmente gratuita.
E o interessante também é conhecer a histórica pinacoteca santista, o belo casarão branco da praia.
Bem, fica aí a dica cultural. Abraços,
Míriam

Cristo Carregando Cruz
A mostra Imagens Impressas – Um Percurso Histórico pelas Gravuras, pode ser visitada até o dia 5 de março, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos).
A exposição conta com 100 obras da coleção do Itaú Cultural. São obras de diferentes técnicas dos séculos XV ao XIX com grandes nomes da pintura. Há gravuras de Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya e Rembrandt, entre outros.
Vale apreciar, ainda, obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga.
A exposição está dividida em núcleos (por século) e com textos que definem a técnica e a temática de cada obra. Verbetes explicam cada técnica – xilogravura, grafia em metal e tipos, como buril, água-forte e água-tinta, e litografia.
O acervo do Itaú Cultural possui 550 gravuras, 100 delas trazidas à Pinacoteca. A mostra está dentro das ações itinerantes promovidas pelo Itaú Cultural para garantir o acesso ao acervo de obras de arte do Itaú/Unibanco, que conta com cerca de 13 mil itens de vários tipos.

Serviço:
Imagens Impressas – Um Percurso Histórico pelas Gravuras
Quando: até dia 05 de março – entrada gratuita
Horários: de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos 

Nenhum comentário: