sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Exposição “Periódicos Literários de Minas Gerais

Olá, meus amigos, até que enfim a sexta-feira chegou, ufa, semana prá lá de corrida, evento em São Paulo, mas deu tudo certo.
Veja que legal a Exposição Periódicos Literários de Minas Gerais que acontece até dia 31, com entrada gratuita. Espero que apreciem.
Abraços,

Publicações que marcaram época e lançaram grandes escritores são relembradas e celebradas em evento.
Assim se apresentavam os Periódicos Literários, publicações que marcaram a vida cultural e literária não somente de Minas Gerais, como também do Brasil com nomes como Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, Luiz Vilela, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, entre tantos outros.


Para celebrar e rememorar essa época, a equipe da Hemeroteca da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa promove a exposição intitulada “Periódicos Literários de Minas Gerais”. A mostra, que também comemora as duas décadas de existência da Hemeroteca da biblioteca,  fica aberta à visitação gratuitamente até o dia 31 de agosto.
A mostra conta com revistas literárias que circularam em Minas nos séculos XIX e XX, que traziam temas que abarcavam, além de literatura, cinema, teatro, artes plásticas, teatro e poema.
São cerca de 30 títulos em seus mais variados volumes, que apresentam ao visitante a cena cultural das respectivas épocas. Compõem a exposição exemplares de A Revista, distribuída nos anos de 1925 e 1926, com direção de Carlos Drummond de Andrade e Emílio Moura. 
Também há raridades como a revista Nenhum, publicada em única edição, no aniversário de 50 anos de Belo Horizonte, em 1947, com edição de Hélio Pellegrino, que conta com poesia, ensaios e contos assinados por Sábato Magaldi, Otto Lara Resende e Murilo Rubião, entre outros.
Outro destaque cabe à revista Tendência, que circulou entre os anos de 1957 e 1962, tendo como editores Affonso Ávila, Fábio Lucas e Rui Mourão.

Serviço:
Exposição ‘Periódicos Literários de Minas Gerais’
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, 21, SP 
Período de visitação: até dia 31 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h - entrada gratuita
Informações: (11) 3269-1204 

Nenhum comentário: