sexta-feira, 22 de julho de 2016

Camerata no Valongo
Atividade cultural e histórica 

Olá meus queridos amigos, tenham uma excelente sexta-feira, ufa, enfim chegou! Semana pra lá de corrida e cansativa e cheia de matérias a fazer, ainda bem!

Compositor Gilberto Mendes
Bem, deixando a delonga de lado, vejam que interessante a atividade extremamente cultural que acontece hoje, às 19h30, na histórica e maravilhosa (eu acho) Igreja do Valongo, trata-se da Camerata Litorânea.
A Camerata é formada por músicos da região que atuam em diferentes grupos, como a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá. O concerto terá duas frentes principais: homenagear o compositor Gilberto Mendes, falecido em Janeiro deste ano, assim como ao trombonista Paulo Alves, falecido em junho.
Interessados em participar, pede-se contribuições a partir de R$ 10.

Serviço:
Concerto Camerata Litorânea
Quando: dia 22/07, às 19h30
Local: Igreja Santo Antônio do Valongo – Centro Histórico de Santos: Largo Marquês de Monte Alegre, 13

Fonte: jornal A Tribuna

Santo Antônio do Valongo
Foto divulgação Google
Fundado em 25 de janeiro de 1640, por Frei Manoel de Santa Maria, o Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641. No dia 20 de outubro do mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que veio a ter influência marcante na permanência dos franciscanos no local. Em 1689, foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual.
No século XVIII todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil. Por sua localização e tamanho, o Convento de Santo Antônio do Valongo escreveu parte da história da Igreja e da cidade. Foi sob seu teto que o primeiro bispo de Santos, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, organizou os primeiros passos da Diocese de São Paulo, que abrangia toda a região Sul do Brasil. 

Aspecto cultural
-Biblioteca da Ordem Franciscana Secular (com cerca de 3.500 volumes, alguns do século XVII)
-Capela de S. Francisco das Chagas (uma das mais antigas do Brasil, famosa pelo Cristo Alado (seráfico) e seu estilo barroco)
-Igreja de Santo Antonio do Valongo

Faça a uma visita a esse verdadeiro tesouro da História do Brasil, o Complexo Franciscano do Valongo.
Informações: (13) 3219-1481


Fonte: Portal do valongo

Nenhum comentário: