terça-feira, 21 de junho de 2016

A Divina Comédia
Obras de Salvador Dalí

Muito bom dia a todos vocês meus queridos amigos.
No domingo à noite consegui finalizar um conto que estava escrevendo, agora falta a revisão.
Como fiz teatro no SESI e participo de muitas atividades, constantemente recebo convites de cursos, exposições etc.
E vejam que interessante a mostra que está em cartaz, até dia 10/7, no SESI Campinas.

O gênio surrealista Salvador Dalí recebe homenagem do SESI-SP em exposição que percorrerá quatro cidades do interior paulista. A mostra Dalí: A Divina Comédia fica até o dia 10 de julho no SESI Campinas Amoreiras. Durante o segundo semestre, as obras do pintor espanhol serão exibidas ainda nas unidades de Itapetininga, São José do Rio Preto e São José dos Campos, todas com visitação gratuita.
A exposição traz cem xilogravuras de Dalí que ilustram os cem cantos que compõem a obra A Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri. O trabalho inicial, em aquarela, foi uma encomenda do governo italiano para celebrar os 700 anos do autor, que retratou a si mesmo em uma jornada simbólica entre o inferno, o purgatório e o paraíso. Dalí pintou as aquarelas e trabalhou por cinco anos em um sistema para que elas pudessem ser reproduzidas mecanicamente. Para isto, teve ajuda dos gravadores Raymond Jacquet e Jean Taricco, que fizeram 35 placas com 3.500 blocos xilográficos para reproduzir as obras peça por peça.
O resultado desse esforço foi publicado nos anos 60 por uma editora francesa.  A exposição segue a mesma proposta estrutural do livro de Dante. Do tormento à redenção, cada estrofe do poema original é representada por uma obra. Ao todo são 34 imagens para compor a narrativa do inferno, 33 para o purgatório e outras 33 para o paraíso. As obras expostas pertencem a um colecionador espanhol e ficarão no Brasil por pouco tempo.

Serviço:
A Divina Comédia – obras de Salvador Dalí
Quando: até dia 10 de julho
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 19h, exceto feriados – entrada gratuita
Local: SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas, SP
Telefone: (19) 3772-4100 

Mais informações:



Nenhum comentário: