quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bom dia meus e uma ótima quinta para todos nós.

A onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais.
E mais sobre o assunto você conhece hoje na coluna da revisora Bernadete Bernardo.

Grande abraço e até amanhã.

Miriam

 


Onomatopeia

 

A onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais.

A onomatopeia é o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas.

Normalmente, as onomatopeias estão associadas com as onomatopoese, ação de criar palavras novas, conhecidas também por neologismos.

Esta figura de linguagem é bastante utilizada em histórias de revistas em quadrinhos ou cartoons.

A onomatopeia, assim como as outras figuras de linguagem, ajudam a criar uma forma mais eficaz de utilizar a linguagem como um fenômeno social, nos ajudando a vislumbrar o simbolismo de algumas conversas e obras escritas, como acontece com os quadrinhos, por exemplo.

As onomatopeias podem variar de acordo com o idioma falado, por causa dos diferentes tipos de fonemas que as palavras possuem. Na língua inglesa, por exemplo, onomatopeias como "ai" (dor), "atchim" (espirro) e "bi-bi" (buzina), são representadas por "ouch", "atchoo" e "beep-beep", respectivamente.


Exemplos de Onomatopeia:

Trrrim, trrrim = telefone tocando.
Smack = som de beijo.
Pow = batida, soco, porrada.
Tic-tac = relógio trabalhando
Bum! = explosão
Sniff, sniff = chorando.
Bangbang = tiro.
Au, au = latido.
Miau = miado de gato.
Grrr = rugido de raiva. 

Fonte: Língua Portuguesa.com
 Foto: Portal do Professor (MEC)/ Sinfronio  

Nenhum comentário: