terça-feira, 28 de abril de 2015

Olá meus amigos, tenham uma excelente terça-feira.

Vejam que interessante o evento cultural que acontece hoje, gratuito, no Museu da Imagem e do Som de Santos, em comemoração ao aniversário do cineclubista Maurice Legeard.

Recebi o convite do meu amigo produtor Carlos Oliveira para participar, e disponibilizo aqui para quem tiver interesse.

Legeard tem uma rica história junto ao cinema de Santos e acho muito importante essa homenagem.

Bem, por hoje é só.

Grande abraço,

Miriam

 

Maurice 90 anos

 Para comemorar o aniversário de nascimento do cineclubista Maurice Legeard, que, se estivesse vivo, completaria 90 anos no dia 9 deste mês, será realizado hoje, das 20h às 23h, o evento MAURICE 90 ANOS, no MISS – Museu da Imagem e do Som do Santos.

Dois filmes documentários sobre Maurice serão exibidos: “O Ponderoso Chefão” (2007, 92 min.), dirigido por Nívio Mota, e “Maurice Legeard: O Médico e o Monstro” (2009, 18 min.), dirigido por Ricardo Prado e Thyrslian Winnie.

Após as exibições, será conduzido um breve bate-papo sobre os apaixonados por cinema e os espaços alternativos para exibições. Na ocasião, estarão expostas obras do cartunista Miro Antunes, que desenhava os cartazes para as sessões promovidas pelo Clube de Cinema do Maurice, além de objetos pessoais do cineclubista, fotos e cartazes – material pertencente ao acervo da Cinemateca de Santos e conservado pela filha de Maurice, Patricia Legeard.



Cineclubista

Maurice Armand Marius Legeard nasceu em 9 de abril de 1925, em Lyon, França, e veio para o Brasil aos 8 anos de idade, junto com parte da família. Viveu na capital paulista durante um período, mas, por uma desavença entre sua mãe e sua tia, Maurice, com a mãe, veio para Santos.

Por meio do Clube de Cinema de Santos, promovia ciclos de cinema e sessões de filmes de arte, trazendo, para Santos, produções fora do circuito comercial, de países como França, Inglaterra, Itália, Japão, Índia, Rússia, China e Bulgária. Foi o criador da Cinemateca de Santos, que esteve sob seus cuidados até falecer, em 1997, em decorrência de um câncer na garganta.

 

Serviço:

Onde: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado (canal 1), 48, andar térreo do teatro Municipal, Vila Mathias, Santos

Informações (13) 3826-8019

 


 

Nenhum comentário: