sábado, 29 de novembro de 2014

Até que enfim o sábado chegou! Que seja bom para todos nós.
Para quem deseja conhecer mais sobre a História do Modernismo, tem exposição na Pinacoteca de São Paulo sobre o tema, que vale a pena.
Além disso, para quem não conhece a pinacoteca, é um lugar maravilhoso. Outro ponto cultural importante é o Museu da Língua Portuguesa, que fica em frente à pinacoteca, basta atravessar a rua. Fica aí a dica!
Bem, por hoje é só e amanhã tem mais.
Grande abraço,
Miriam
  
Modernismo na Pinacoteca



Até o dia 27 de dezembro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta 50 obras de grandes artistas adeptos do estilo modernista com a exposição “História do Modernismo em São Paulo”.
A mostra traz obras de Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.
A exposição está dividida em três momentos modernistas: inovações formais do primeiro modernismo; a retomada das tradições e a influência do abstracionismo.

Serviço:
“História do Modernismo em São Paulo”
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2, Bom Retiro
Quando: até 27 de dezembro de 2014
Horários: de terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingressos: As quintas e sábados a entrada é gratuita. Nos demais dias, cobra-se R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).

Modernismo

O Modernismo foi um movimento artístico e cultural, teve seu inicio na Europa e começou a se difundir no Brasil a partir da primeira década do século XX, através de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em 1922.
O movimento deu início a uma nova fase estética na qual ocorreu a integração de tendências que já vinham surgindo, fundamentadas na valorização da realidade nacional, abandonando as tradições antes seguidas, tanto na literatura quanto nas artes.
Apesar da grande repercussão que a arquitetura e Arte Moderna obtiveram, vale ressaltar que o Movimento Moderno não se limitou a essas duas áreas. Foi um movimento cultural global que envolvia vários aspectos, entre eles sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos.
O Modernismo foi introduzido no Brasil através da atuação e influência de arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenham sido arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito. Foi o arquiteto russo Gregori Warchavchik quem projetou a “Casa Modernista” (1929-1930), a primeira casa em estilo Moderno construída em São Paulo. 

Nenhum comentário: