segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Olá amigo, tenha um bom começo de semana.
O poeta Ferreira Gullar foi o novo escolhido para fazer parte da Academia Brasileira de Letras, achei muito bom, pois gosto dele.
Espero que tenham gostado.
Grande abraço e até amanhã.
Miriam

Academia Brasileira de Letras escolhe Ferreira Gullar

O poeta maranhense Ferreira Gullar foi o escolhido para ocupar a cadeira 37 na Academia Brasileira de Letras (ABL),  sucedendo o poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto em 3 de julho. Gullar obteve 36 dos 37 votos possíveis. Um voto foi em branco.
 
O escritor de 84 anos será empossado em cerimônia a ser realizada em 2015. Fundada por Silva Ramos, a cadeira 37 tem como patrono o poeta Tomás Antônio Gonzaga e já foi ocupada por Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto.

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. Publicou seu primeiro livro, Um pouco acima do chão, aos 19 anos de idade. Dentre suas principais obras, estão A luta corporal(1954), Dentro da noite veloz (1975), Poema sujo (1976) e Na vertigem do dia (1980).


Ainda em outubro, a ABL realiza mais duas eleições. No dia 23, para escolher o ocupante da cadeira de João Ubaldo Ribeiro — o favorito é o historiador Evaldo Cabral de Mello. No dia 30, para a vaga de Ariano Suassuna, que deve ser assumida por Zuenir Ventura.

Nenhum comentário: