domingo, 9 de março de 2014

Olá! Tenham um ótimo domingo.
Divido com vocês o convite que recebi para participar da coletânea “Mr. Hyde”, inspirada na novela “O Médico e o Monstro”, de Robert L. Stevenson, que trabalha a dualidade entre o bem e o mal. A previsão de lançamento é para maio deste ano, juntamente com mais 15 autores.
Abraços,
Miriam

Coletânea “Mr. Hyde”

“Mr. Hyde”, coletânea organizada pelo escritor e ativista cultural Ademir Pascale, com previsão de lançamento para maio deste ano, é inspirada na novela “O Médico e o Monstro”, de Robert L. Stevenson, que trabalha a dualidade entre o bem e o mal implantadas num único ser. Hyde (hidden), é o ser que vive escondido, oculto entre as grades de uma cela escura da mente humana, aguardando impacientemente pela sua liberação. Dizem que todos nós temos um doppelganger, um outro eu com aparência idêntica, mas com pensamentos diferentes.
Casos assim foram registrados na história, como no caso do escritor e poeta Goethe, que ao passar em uma trilha, percebeu que alguém vinha em sua direção. Este alguém era uma pessoa idêntica a ele, só que com trajes diferentes. O escritor Percy Bysshe Shelley, esposo da famosa escritora Mary Shelley, criadora da obra “Frankenstein”, confessou que encontrou seu outro eu inúmeras vezes. O caso foi presenciado por Jane Williams, amiga de Percy, que viu o outro eu do amigo passar por ela e entrar num beco sem saída, do qual nunca mais retornou.
Casos semelhantes aconteceram ao longo da história e um dos principais foi com a Rainha Elizabeth I, que chegou a ver o seu outro eu deitada em sua cama. Elizabeth faleceu poucos dias depois do ocorrido.
No caso da obra de Stevenson, o outro eu se transforma num único corpo, invade e destrói os pensamentos benevolentes de um ser.
Com contos escritos por excelentes escritores brasileiros que trabalharão o insólito em seus textos, esta obra visa mexer com o seu íntimo.

Autores:
Organização e prefácio: Ademir Pascale
Editora: All Print
Capa: 
Marcelo Bighetti

"O médico e o monstro"

 "O médico e o monstro" é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886. Na narrativa, um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde.

 A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, quando em uma mesma pessoa existem tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra. O impacto do romance foi tal que se tornou parte do jargão inglês, com a expressão "Jekyll e Hyde" usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação.

Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde foi um sucesso imediato e uma das obras mais vendidas de Stevenson. Adaptações teatrais começaram a ser encenadas em Londres um ano após seu lançamento, e a partir de então o livro inspirou a realização de diversos filmes e peças.

A obra é conhecida no Brasil como "O médico e o monstro", em Portugal como "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" e no exterior "Strange Case of  Dr Jekyll and Mr Hyde".

Trecho do livro "O médico e o monstro" (O trecho abaixo se refere ao Mr. Hyde):

"Há na sua aparência qualquer coisa de absolutamente desagradável e repugnante. Nunca vi um homem tão detestável, apesar de não saber bem por quê. Deve ter algum defeito físico, já que dá a impressão de uma certa deformidade; todavia, não sei dizer exatamente qual. Tem um aspecto descomunal, e, no entanto, não consigo apontar qualquer traço característico. Não, meu caro senhor; não sou capaz de descrevê-lo."

"O médico e o monstro" também foi para as grandes telas em 1941:

Sinopse: A história se passa em Londres, no século XIX. O médico e pesquisador Henry Jekyll crê que bem e mal existam em todas as pessoas. Jekyll tem muita determinação para provar sua teoria, que é criticada por quase todos que conhece, inclusive por Charles Emery, o pai de sua noiva Beatrix. Após trabalhar incansavelmente em seu laboratório, Jekyll elaborauma fórmula. Não querendo colocar em risco a vida de ninguém, ele mesmo a bebe. Como resultado, seu lado demoníaco é revelado, que ele chama de Mr. Hyde. Mas o pior ainda estava por vir, pois, inicialmente, Jekyll acreditava poder controlar as aparições de Hyde, mas logo ele veria que
 estava totalmente enganado.

Curiosidade: A novela "O médico e o monstro" foi escrita em apenas uma semana pelo escritor Robert Louis Stevenson, deitado em seu leito, pois tinha sérios problemas de saúde, vindo a falecer com apenas 44 anos, vítima de uma hemorragia cerebral. Stevenson também é autor do clássico "A  Ilha do Tesouro" (1883). 

Um comentário:

renatocinema disse...

Livro esta bem inspirador.

Espero que gostem da obra e do meu conto.

abs