quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Olá, Bom dia! Tenha um dia especial cheio de paz e felicidade.

Ziraldo, o famoso cartunista brasileiro, um dos que mais gosto, completa hoje 81 anos, então a postagem é em comemoração a esse grande personagem brasileiro.

Abraços,

Miriam

 

O cartunista Ziraldo 

comemora 81 anos hoje

 

Ziraldo Alves Pinto (1932) é jornalista, pintor, dramaturgo, chargista, cronista, jornalista e cartunista brasileiro. É conhecido como o inventor do personagem de quadrinhos infantis O Menino Maluquinho e fundador da revista O Pasquim.
Ainda em 1954, trabalhou num jornal, Folha de Minas. Formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1957 e no mesmo ano foi trabalhar na revista O Cruzeiro, publicação de grande prestígio na época. Em 1963 ingressou no Jornal do Brasil, quando já tinha personagens de quadrinhos conhecidos como a Turma do Pererê, o primeiro feito a cores no Brasil. Porém, sua tiragem foi cancelada com o advento do regime militar brasileiro em 1964.
Ziraldo fundou a revista Pasquim, no qual participavam diversos críticos do regime militar, como os cartunistas Jaguar e Henfil.
Em 1980, foi lançado o livro O Menino Maluquinho, publicação que lhe renderia um grande sucesso, inclusive, alguns anos mais tarde, sendo produzido um programa de televisão com o personagem, o que contribui muito para torná-lo mais conhecido pelo público.
Nos anos 90, Ziraldo colabora com a Revista Bundas, publicação periódica que satirizava outra revista chamada Caras, cujo teor era o cotidiano da elite brasileira.
As obras de Ziraldo já foram publicadas em revistas conhecidas internacionalmente, como a inglesa Private Eye, a francesa Plexus e a americana Mad.
Em 2008, Ziraldo recebeu o VI prêmio Ibero americano de humor gráfico Quevedos. O prêmio recebido pelo cartunista deveu-se à importância social e artística do autor.
Interessante trabalho de Ziraldo é a participação na Oficina do texto, onde ilustra os textos de alunos de escolas do Brasil inteiro, atingindo um grande número de crianças.

Ziraldo tem dois filhos, a cineasta Daniela Thomas e o compositor Antônio Pinto.

Nenhum comentário: