sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Olá! Até que enfim hoje é sexta-feira! Faça chuva ou sol, sexta-feira não tem igual!

E assim com tanta rima comemoro o Dia do Poeta!

Abraços,


Miriam


Hoje é Dia do Poeta

Poeta é aquele que faz versos, que escreve poesias.
A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, uma forma de linguagem. A poesia é uma linguagem verbal criativa. Uma arte de escrever em versos. Uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. 
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. 

Vamos aproveitar este dia e lembrar alguns dos grandes poetas:


Segue uma linda definição sobre o poeta pelo grandioso Fernando Pessoa: 

O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que leem o que escreve Na dor lida sentem bem Não as duas que ele teve Mas só as que ele não têm E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão Esse comboio de corda Que se chama coração.
Fernando Pessoa

 

Discurso
E aqui estou, cantando.
Um poeta é sempre irmão do vento e da água:
deixa seu ritmo por onde passa.
Venho de longe e vou para longe:
mas procurei pelo chão os sinais do meu caminho
e não vi nada, porque as ervas cresceram e as serpentes
andaram.
Também procurei no céu a indicação de uma trajetória,
mas houve sempre muitas nuvens.
E suicidaram-se os operários de Babel.
Pois aqui estou, cantando.
Se eu nem sei onde estou,
como posso esperar que algum ouvido me escute?
Ah! Se eu nem sei quem sou,
como posso esperar que venha alguém gostar de mim?
Cecília Meireles

E num país onde as pessoas se encontram desencontradas por aí, a poesia prevalece dentro de cada um de nós.
Parabéns a todos os poetas, pois todo dia é dia de poesia!

 

  Poesia Haicai



Nenhum comentário: