sábado, 12 de outubro de 2013

Dicas de lazer

Olá! Que o feriado, Dia de Nossa Senhora Aparecida, seja excelente para todos nós.

Para o sábado disponibilizo duas dicas de lazer, a 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e a exposição “O Legado” de Leonardo da Vinci.

Abraços,

Miriam 

10ª Bienal de Arquitetura 
de São Paulo

A décima edição da Bienal de Arquitetura, acontece em São Paulo até dia 1° de dezembro com exposições espalhadas por toda a capital paulistana.
Durante o período estão sendo discutidos assuntos importantes como novas formas de habitação, a questão da mobilidade urbana e o modo como enxergamos a cidade. As exposições ficam em vários locais como o Centro Cultural São Paulo e o MASP, dentre outros.

Próximo à Costa Carvalho, na Praça Victor Civita, será abordado o tema “Paisagens de Água e Infraestrutura” demonstrando, por exemplo, como Israel enfrenta seus problemas na distribuição desse recurso ou como todo um novo sistema de transporte urbano pode ser criado em São Paulo a partir de um hidroanel.
Há também palestras, oficinas e apresentações, em dias e locais específicos. Para mais informações sobre as datas e horários acesse o site do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo: http://iabsp.org.br
=====================

Exposição: “O Legado” 

de Leonardo da Vinci

Instituto CPFL | Cultura recebe a exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci, com entrada gratuita, até dia 20 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até as 16h, na Galeria de Arte – Instituto CPFL | Cultura.
Os visitantes poderão conferir 21 protótipos do gênio da Renascença,  todos construídos a partir de seus estudos e desenhos. Seis protótipos são inéditos e, diferentemente de outras mostras sobre o gênio, a maior parte das peças foi construída em tamanho natural.
“O Legado” apresenta as seguintes peças:  Carro Metralhadora, Balestra, Escavadeira de Trincheira, Catapulta, Inclinômetro, Mecanismo de Bater Asas Parafuso e Porca, Estudo da Asa, Máquina Voadora, Bate Estaca, Bicicleta, Câmbio, Caminhar Sobre a Água, Grua, Barco Canhão Giratório, Barco com Pás, Serra hidráulica, Carro Cortador, Anemômetro, Máquina para Medir a Velocidade do Vento, Ponte Giratória e Técnica de Assalto.
São considerados inéditos os protótipos Carro Cortador, Balestra, Ponte Giratória, Inclinômetro, Bate-estaca, Serra Hidráulica. As peças são acompanhadas de painéis com reproduções de obras do artista, a exemplo da “Mona Lisa”. Os protótipos têm um nível de excelência que não se encontra na própria Itália.
A exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci é realizada pela MaisCom com Curadoria do Instituto Vinciano Italiano, com patrocínio da UNIESP, Grupo Brasilinvest  e apoio da Associação das Nações Unidas-Brasil, Prefeitura Municipal de Campinas e CPFL Energia.
Pesquisa da Universidade de Buffalo (Nova York, Estados Unidos), feita em 1999, revelou que Da Vinci é o homem mais conhecido de todo o milênio. Leonardo foi um gênio multidisciplinar, da pintura à botânica, da engenharia até a anatomia humana. Há cinco séculos, foi o primeiro cientista que estabeleceu a distância entre a Terra e a Lua.

Leonardo Da Vinci    

Artista renascentista italiano, nasceu em 15 de abril de 1452. Existem dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto, para outros, foi numa cidade situada à margem do rio Arno, perto dos Montes Albanos, entre as cidades de Florença e Pisa.
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural e considerado, em 1999, o Maior Gênio da Humanidade, sendo absolutamente perfeito anatomista, engenheiro, arquiteto, matemático, filósofo, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos em códigos e grafia inversa).
Leonardo Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio, importante artista da época, na cidade de Florença, que ao ver a pintura de um anjo, feita por Da Vinci, nunca mais pintou qualquer obra. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos, especialmente em Florença, e tudo indica que neste período tenha criado sua obra mais famosa: a bela e enigmática La Gioconda (Mona Lisa), a “sorridente”. Trabalhou para o Rei Francisco I, da França, que foi seu incentivador, admirador e amigo. Faleceu nos braços do rei, em 1519.
Leonardo Da Vinci foi obcecado pelo voo dos pássaros e perseguiu, por toda a vida, o sonho de fazer o homem voar. Desenvolveu grandes estudos,  criando protótipos do helicóptero, asa delta etc. Uma de suas obras marcantes, “O Homem Vitruviano”, foi criado dentro deste pensamento: ”O homem perfeito deve voar”.

Serviço:
Exposição “O Legado” de Leonardo Da Vinci
Local: Galeria de Arte – Instituto CPFL | Cultura - Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas, São Paulo
Quando: Até o dia 20 de outubro
Horário: de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo até às 16h.
Entrada: gratuita

Visitas Monitoradas para grupos:
Interessados em agendar visitas monitoradas para grupos ou escolas podem entrar em contato pelo e-mail eventos@uniesp.edu.br. Os Horários disponíveis para visitas de grupos são às terças ou quintas-feiras, entre 10h e 17h. 

Nenhum comentário: