quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Olá amigos, tenham uma excelente sexta-feira!

Começou nesta quinta-feira (22) o Festival Internacional de Curtas-Metragens.

Veja mais.

 


Festival de Curtas de São Paulo 

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, evento patrocinado pela Sabesp, começa hoje e termina no próximo dia 30 de agosto. Como um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem no mundo, a cada ano seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção. 
Entre os destaques da Mostra Internacional dois curtas que desvendam, com muito humor e crítica, a intimidade de estadistas atuais. A primeira-ministra alemã Angela Merkel vai a um encontro às escuras em “Sonntag 3”, de Jochen Kuhn, premiado no Festival de Tampere. Já o britânico “Walking the Dogs”, de Jeremy Brock (roteirista de filmes como “O Último Rei da Escócia”), que tem a atriz Emma Thompson interpretando a rainha Elizabeth, mostra um intruso que invade o palácio de Buckingham para conversar com a rainha. 
Além dos programas dedicados aos curtas brasileiros e paulistas, este ano o festival também destaca a temática de direitos humanos e suas representações com o programa “Estado Crítico”. A mostra não poderia vir em um momento mais propício, justamente quando brasileiros estão saindo às ruas para mostrar sua indignação contra as mais diversas questões do país. Neste programa está o curta “O que Lembro, Tenho”, de Rafael Barbosa, de Alagoas, em que uma idosa de classe média começa a sofrer de demência senil e se vê obrigada a enfrentar suas memórias. 

A programação também traz o tradicional programa da Semana da Crítica, feita por críticos de cinema do mundo inteiro e exibida durante o Festival de Cannes.
A parceria entre a Semana da Crítica e o Festival de Curtas de São Paulo já dura mais de 12 anos e em 2013, exibe dois programas, com a seleção completa apresentada por lá. 
Da França, também vem o programa que comemora os 30 anos da Agência Nacional do Curta-metragem, uma instituição dedicada a promover o formato na França e no mundo. Entre os filmes escolhidos para essa comemoração, está a obra-prima do diretor Jean-Pierre Jeunet “Foutaises”, diretor de longas como “Delicatessen” e “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. 
Além da Sabesp, o 24º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo conta com o patrocínio da Petrobras, numa realização com o SESC, MIS – Museu da Imagem e do Som e Secretaria de Estado da Cultura. 

Serviço: 
24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
 
De 22 a 30 de agosto de 2013 
Acesse para ver os filmes selecionados:
http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/  
Entrada gratuita 
Museu da Imagem e do Som, CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Cinemateca Brasileira 

Nenhum comentário: