sábado, 13 de julho de 2013

Bom dia amigos! Que o sábado seja ótimo para todos!

Nesta quinta-feira (11), estive no lançamento da 2ª Edição da Antologia de Poetas, Escritores e Convidados, promovida pela Casa do Poeta de Praia Grande, acompanhe como foi o evento.

Veja também que acontece até o dia 19, com entrada franca, o 8° Festival de Cinema Latino-Americano. 

 

Lançamento da 2ª Antologia de Poetas, Escritores e Convidados conta com shows e diversas atrações

 

Na noite desta quinta-feira (11), o Palácio das Artes, em Praia Grande, abrigou o lançamento da 2ª Antologia de Poetas, Escritores e Convidados, contando com diversas atrações que enriqueceram e animaram a festa, como o Projeto de humor Essa é Boa e o Sarau das Ostras, entre outros.

A antologia foi promovida pela Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, com o presidente Celso Corrêa de Freitas e Diretoria.

Esta 2ª edição homenageou o poeta paulista Walter Rossi, que foi um
dos presidentes da Casa do Poeta, em 1987. Rossi, que morava e trabalhava em São Paulo, atuava na Casa de Cultura Lampião de Gás e no jornal literário O FANAL. Com vasta experiência, o poeta criou um jornal para manter atualizados os eventos da Casa do Poeta na cidade de Praia Grande no cenário artístico literário e artístico nacional e dedicou suas poesias à cidade.

O lançamento contou com diversas autoridades que prestigiaram o evento, como o vereador Roberto Andrade e Silva, conhecido como
Betinho; Luís Costa, da Opção Perfumaria; Carlos Roberto, sócio fundador da Casa do Poeta; Petrúcio Araújo, diretor de teatro; Antonio Luiz de Souza, do Rotary Club e o editor Marcos Mendes, dentre outros.


O vereador Betinho, que representou a Câmara de Vereadores de Praia Grande, ressaltou a importância do evento. “Acredito muito que a cultura associada à educação proporcione as pessoas estarem conhecendo
autores, histórias, proporcionando com isso, cultura, por que para muitas crianças que nunca saíram do seu mundo esta é uma oportunidade nova na vida e uma interação com a cultura. O Porto do Saber é um espaço ligado a Secretaria de Educação. A entidade tem um Espaço Flex para todo tipo de manifestação cultural, como canto, musical etc. A escola municipal Porto das Artes, no piso superior, abriga aulas de balé, violão, violino, canto e percussão, que são uma complementação educacional aberta a qualquer estudante da rede municipal, estadual e particular, com demanda de inscrições gratuitas. Tenho participado da Roda Literária da Casa do Poeta, atividade que proporciona um intercâmbio de saberes”.

O vereador acrescentou também que Praia Grande é uma cidade nova, tem 46 anos de emancipação e está em busca de uma identidade cultural. “Até 1967 pertencia a São Vicente e de 1968 para cá se tornou município, e a grande migração aconteceu nos anos 80, e hoje Praia Grande conta com 304 mil habitantes, chegando a mais de um milhão na temporada. Isso denota a nossa preocupação com a cidade na busca de engrandecer a cultura de seus habitantes”, finalizou.

 

Autores falam sobre o lançamento

 

Maria Bernadete Bernardo de Oliveira foi revisora da antologia e para ela, valeu a experiência. “Foi minha primeira participação num projeto como esse, que considero grandioso por resultar numa antologia poética. O mais complexo desse trabalho foi ter o cuidado com as particularidades emanadas dos diversos poetas participantes”, esclareceu.



Ludimar Gomes Molina, também conhecida como a Vovó do Rap, é poetisa e pedagoga e participa da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, do Clube de Poetas do Litoral, em Santos e também do Sarau das Ostras, movimento Hip Hop. Para Ludimar, a participação na antologia veio somar mais experiência. “Desde a adolescência eu escrevo poesias, e quando estive casada meu esposo não apreciava que eu mostrasse meu trabalho, então depois de seu falecimento apresentei minhas mais de 600 poesias. Tenho 35 premiações em concursos literários e participação em 18 antologias. Essa é minha 19ª. Já lancei dois livros Ludicidade e Entre Pedras e Gavetas”, finalizou. 


Sonia Maria Piologo é poeta e escritora, e escreve desde os 13 anos. Para ela, a participação nessa antologia simboliza experiência e engrandecimento. “Depois de aposentada reuni minhas poesias e poemas e editei meu primeiro livro de poesias, Borboletas são Flores que Voam. Já no mundo da literatura infantil, lancei em fevereiro deste ano o livro A História de Rico e Rex. Outros livros estão sendo trabalhados e meu segundo de poesias está praticamente pronto. Estou concorrendo com um trabalho em Belo Horizonte, Minas Gerais. Também estou finalizando o livro sobre a saga de uma família”, esclareceu Sonia.

A antologia está também em Portugal, em apresentação internacional.

O lançamento da 2ª Antologia de Poetas, Escritores e Convidados foi realizada no Palácio das Artes, sede da Secretaria de Cultura de Praia Grande, que fica na Av. Costa e Silva, 1600, Boqueirão. 


====================

8° Festival de Cinema 

Latino-Americano

 

Acontece em São Paulo, até o dia 19, com entrada franca, o 8° Festival de Cinema Latino-Americano, patrocinado pela Sabesp e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Memorial da América Latina.

Durante o evento, cinco pontos da cidade exibem gratuitamente, os principais longas e curtas contemporâneos da América Latina, a mostra escola de cinema Ciba-Cilect, filmes em comemoração aos 40 anos da Associação Brasileira de Documentaristas, além de produções do cinema voltados a televisão.

Entre os destaques do festival encontra-se o ganhador da 16ª Mostra de Cinema Tirandentes: Os Dias com ele, de Maria Clara Escobar; Terra Estrangeira, de Walter Salles; Amor Crônico, do diretor-ator cubano Jorge Perugorría e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Também integram a programação encontros e debates sobre diversos temas.

 

Serviço:

8° Festival de Cinema Latino-America no de São Paulo

Quando: até dia 19/7, entrada franca

Onde: Memorial da América Latina, Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Cinusp Paulo Emílio e Cinusp Maria Antônia.

Informações: HTTP://www.memorial.org.br    

Um comentário:

Maria Bernadete disse...

Miriam, que matéria linda você fez sobre o lançamento da 2ª Antologia de Escritores e Convidados da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande. Parabéns!