sábado, 27 de abril de 2013


Olá amigos, que o sábado seja excelente para todos nós.

Hoje acontecem vários eventos para atender os diversos gostos, vejam só:

 

O Medo na Literatura

Workshop gratuito, hoje, às 15h30

 Entre os sentimentos que caminham junto ao homem, o medo é uma das emoções mais constantes e intensas. O medo é um dos mecanismos do instinto de sobrevivência, intensificado pela consciência de nossa finitude. O mistério da morte é a mola mestra de diversas narrativas. Na cultura ocidental, a literatura capaz de despertar o medo no leitor possui uma longa tradição. E ao lado do amor, é um dos elementos constitutivo da estrutura narrativa.

A proposta do workshop "O Medo na Literatura" é conceituar, explorar e refletir sobre o medo em suas diferentes formas na elaboração de textos literários.

As atividades propostas irão ampliar e discutir a criação literária, além de oferecer aos participantes uma breve noção de escrita. Os participantes verão também como o medo é apresentado na literatura estrangeira e nacional. Quais são os principais autores brasileiros e estrangeiros do gênero, ale´m de uma comparação de estilos entre H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. 
Tudo acompanhado por atividades interativas.

Palestrantes

J. Modesto – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, estreou na Literatura com a obra “Trevas”. Participou com outros seis autores de renome nacional, da antologia “Amor Vampiro”, ganhadora do prêmio Codex de Ouro de melhor antologia. Sua segunda obra, intitulada “Anhangá - A Fúria do Demônio” foi destaque da Bienal do Livro de São Paulo de 2008. Participou das antologias ”Anjos Rebeldes” e “Livro do Medo”. Sua mais recente obra é “Vampiro de Schopenhauer”.

Oscar Nestarez – É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em História da Arte pela FAAP. Autor do livro “Poe e Lovecraft: Um Ensaio sobre o Medo na Literatura”, que traça uma análise entre as vidas e algumas das obras dos dois maiores autores do gênero.

Atenção: 
As inscrições devem ser feitas na Biblioteca ou pelo telefone. 
As inscrições são gratuitas.
Realização: Sistema Municipal de Bibliotecas e Secretaria de Cultura de São Paulo.
Organização: Silvio Alexandre e Livrus Negócios Editoriais.
Apoio: Fantasticon e Fontes da Ficção.

 Serviço:

O Medo na Literatura

Quando: hoje, das 15h30 às 18h30

Local: Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, São Paulo
Telefones: (11) 5573-4017 e 5574-0389
===================== 

Fanzinada na Gibiteca 

Eugenio Colonnese

Evento que acontece hoje, até às 17 horas

 A arte é o motivo do encontro na Gibiteca Eugenio Colonnese, que abre as suas portas hoje, até às 17 horas para mais uma grande festa zineira que é o Fanzinada (Indicado este ano ao 25° Troféu HQ MIX na categoria melhor evento).

A Gibiteca fica situada dentro do Parque da Criança e possui cerca de 16 mil exemplares, entre gibis, revistas de games, VHS, DVD, disco de vinil, álbum de história em quadrinhos e mangás, além dos encontros de partidas de RPG (Role Playing Game).
Literalmente é uma grande festa, pois a  programação circula por diferentes eixos da produção cultural e é também bastante diversificada e recomendada para todas idades e gostos. Um evento que segue as manifestações de contra cultura ideológicas sociais e culturais dentre as suas metas de promover o intercâmbio e agregar a arte com práticas pedagógicas, à pesquisa e produção social até porque a maioria dos integrantes do projeto além de artistas são educadores e tem interesses em partilhar e estimular arte, cultura e cidadania.
Hoje comemora-se dois anos do Fanzinada, 30 anos do Fanzine Hiperespaço com o cartunista Cesar Silva (Cerito), e mais uma vez reforçando e apoiando o Dia Nacional do Fanzine com Gazy Andraus.
Para a festa estão programadas várias atividades, entre elas Oficina de quadrinhos com Projeto Chromma, Workshop de Stencil com a grafiteira e artista plástica Patricia Rizka, workshop de mangá com Cledson Bauhaus, Oficina de literatura com Fernanda de Aragão (Atelier Letra Corrida), exposição e Ilustrações Tempo Seco "Goma".
Tem também exposição Obscurarte com Rosana Raven, exibição de documentários e debate de Literatura Fantástica com Eddy Kaos e Soira Celestino, dentre outros. 

Serviço:

Fanzinada, hoje, até às 17 horas

Local: Gibiteca Eugenio Colonnese - Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, São Bernardo do campo, SP

           ===================== 

Café na Kama

Hoje, no Ao Café

 

O projeto Café na Kama abordará o tema Romance, Amor ou um lance, falando de traição.
A Ao Café, cafeteria que se notabilizou pelos encontros culturais que realiza há alguns anos, recebe novamente, hoje,  às 20h, o projeto “Café na Kama”, concebido pelo Núcleo de Sexualidade “NudeS: despindo preconceitos, promovendo saúde”. O tema do encontro será “Romance, Amor ou um lance, falando de traição”. A entrada é franca. 
Neste evento, a cafeteria se transforma num ponto de encontro para o público descontrair, fazer novas amizades e ouvir dicas quentes sobre amor, sexo e relacionamento, num bate-papo descontraído com as psicólogas, especialistas em sexualidade, Aparecida Favoreto e Márcia Atik, e o filósofo Pedro Richalski.
O público também poderá saborear além dos tradicionais cafés e salgados, vinhos servidos em taças, cervejas e coquetéis clássicos.

Serviço:
Café na Kama | Romance, Amor ou um lance, falando de traição
Quando: hoje, 20h
Local: Ao Café - Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão, Santos
Entrada franca
www.aocafe.com.br 

Coordenadores do projeto:

Aparecida Favoreto - Psicóloga e psicoterapeuta, especialista em Terapia Reichiana e Terapia Sexual, pós-graduada em Educação Sexual e Mestre em Saúde Coletiva.
www.aparecidafavoretopsicologa.com.br

Marcia Atik - Psicóloga clínica com especialização em Sexualidade, Terapia de Família e Casal, conferencista e educadora.

www.marciaatik.com.br

Pedro Richalski Neto - Filósofo, especializado em comunicação, cultura, antropologia e psicologia, terapeuta corporal, escritor, palestrante e educador.

www.pedrorneto.com.br   

Nenhum comentário: