quinta-feira, 18 de abril de 2013


Bom dia amigos, tenham uma ótima quinta-feira.


Hoje é Dia de Monteiro Lobato

O Dia de Monteiro Lobatotambém é conhecido como Dia Nacional do Livro Infantilé celebrado no dia 18 de abril.

O Dia de Monteiro Lobato é o 

Dia Nacional do Livro Infantil


Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros e o precursor da literatura infantil no Brasil, foi também o criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo" composta por mais de 30 obras. Por esse motivo a data do nascimento de Monteiro Lobato foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.
O escritor Monteiro Lobato ficou famoso por personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca irreverente Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

Origem do Dia de Monteiro Lobato

O Dia de Monteiro Lobato é comemorado no mesmo dia do aniversário do escritor, 18 de abril. Monteiro Lobato veio a falecer em São Paulo a 4 de julho de 1948.
José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos  para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que frequentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira teve formação em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.  

Opinião sobre Lobato
Sempre adorei Monteiro Lobato, confesso que comecei a ler seus livros bem depois de meus favoritos, como as crônicas para Gostar de Ler, por exemplo.
A literatura de Lobato nos leva a repensar o nosso mundo, e a introduzir novas chances de um lugar onde tudo pode dar certo, pois a vida deve ser levada como uma fantasia, para que as pessoas não se estressem e aproveitem o máximo desse mundo farto e belo.
Acho mais que apropriado a comemoração da data, pois Monteiro Lobato é formidável com suas maravilhosas histórias. 

Nenhum comentário: