sexta-feira, 22 de março de 2013


Olá amigos! Tenham uma sexta-feira excelente!

Para quem gosta de poesia, compartilho com vocês o lançamento do livro Tear, da poetisa Regina Alonso. O lançamento acontece neste sábado.

 

Lançamento do livro Tear

De Regina Alonso

 


A Editora Patuá convida a todos para o lançamento do livro Tear, de Regina Alonso, na Aliança Francesa.
Profissionalmente atua como pedagoga. Como escritora conquistou o 1º lugar no Mapa Cultural Paulista, na categoria Conto (2007-2008). É autora de diversos livros, como “Ofício”, “Tábua de Marés” e “Olho por Olho”. Também é integrante da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios e da Academia Santista de Letras.
O livro já está à venda. As compras pelo site podem ser parceladas em até 12x.

Serviço:
Lançamento do livro Tear
Quando: neste sábado (23), das 17h30 às 21h
Local: Aliança Francesa – Rua Rio Grande do Norte, 98, Pompéia, Santos, evento gratuito
Mais informações:
=======================
Hoje se comemora o 
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Meio sem água
Maria Elena de Almeida

Não é preciso pesquisa científica,
Para mostrar a condição climática
De uma localização geográfica,
Na nossa imensidão esférica.
Nesta condição atmosférica,
Eu vejo em cada partícula
Da poeira microscópica
Sempre uma ação ridícula
Do ser um humano sem lógica
Que mata a semente na cápsula.

Da novela mais um capítulo.
Seres e corpos de plástico
Que carregam em cada átomo
Do seu material sintético
Substância que polui rápido.

Na água mais um sólido.
No solo mais um nódulo.
Agora no mundo caótico
Somente o olhar poético
Enxerga o ambiente nítido.

Fonte: 


Nenhum comentário: