sábado, 23 de fevereiro de 2013


Bom dia amigos. Tenham um excelente sábado!

Hoje as novidades agradam a todos os gostos literários.

Tem lançamento do site Quotidianos - Histórias Fantásticas; o 1° Porre Literário Erótico, que acontece neste sábado em São Paulo e o 33° Sarau dos Pensadores, evento que reúne escritores e poetas da Baixada Santista, veja mais.

 

Vem aí Quotidianos! 

O Quotidianos é uma plataforma multimídia que surgiu com o propósito de unir diferentes vertentes da literatura fantástica [ficção cientifica, fantasia, horror e seus subgêneros], das HQs, ilustrações e artes em geral para criar um ponto de referência que se apoie nesses vários caminhos criativos, além de apresentar novos nomes ligados tanto à literatura quanto à arte.

No entanto, mais do que contar histórias fantásticas e enfeitá-las com traços e designs inovadores, o Quotidianos quer vir a público como um diferencial, quer apresentar um conceito totalmente distinto do que é feito hoje: assim, cada história, cada autor/ilustrador irá buscar o mais simples e corriqueiro de seus mundos, porém não o banal no sentido depreciativo, mas aquelas histórias únicas que muitas vezes são deixadas de lado em detrimento do acontecimento maior: a visão do servo, do cuidador de dragões, do coelho fugitivo, do soldado raso, e também o experimentalismo do traço, a forma a princípio incoerente, a colagem, a arte inovadora e fora do padrão dito convencional.

O Quotidianos irá apresentar histórias|artes que primem pelo tom cotidiano, porém fantástico, que busquem valorizar o mínimo que se esconde por detrás de grandes aventuras e, a partir delas, criar uma arte totalmente inovadora. Para tanto, ambas as correntes, literária e artística, deverão estar devidamente bem casadas, desenho e texto soando como uma espécie de extensão, um complemento um do outro!

Participantes:
• Escritores:
o Alliah
o Sumaya Sarran
o Tânia Souza
o Felipe Castilho
o Jim Anotsu
o Cirilo S. Lemos
o Fernando Salvaterra
o Osíris Reis
o Cláudio Parreira
o Rober Pinheiro

Ilustradores:
o Matheus A. Quinan
o Fernando Salvaterra
o Carlos Cruz
o Alliah
o Carolina Mancini
o Rafael Narchi
o Lucas Zavagli
o Rogério Geo
o Pedro Felipe
o Felipe Mascarenhas 

Histórias:
Contos, minicontos, microcontos, crônicas, minicrônicas, microcrônicas, poemas, poemetos, haicais, histórias seriadas e/ou únicas, cartas, diálogos intrapessoais e interpessoais ou qualquer outra forma de escrita, inventada ou por inventar que abordem todos os aspectos da ficção especulativa [ficção científica (soft e hard, Space Opera, retro & futurismo, time travel, distopia etc), fantasia (medievalismo, alta fantasia, fantasia moderna, fantasia urbana, dark fantasy etc), horror (terror, suspense etc), punks (steampunk, dieselpunk, solarpunk, clockpunk, stonepuck etc), New Weird e ficção alternativa (história alternativa, xenoficção etc)].

Artes:
Ilustrações monocromáticas, bicromáticas ou coloridas, artes sequenciais (HQs), desenhos, charges, cartuns, recortes, colagem, montagem, fotografia, aquarelas, grafismos, photoshopismos ou quaisquer outras formas criativas, inventadas ou por inventar, que referenciem o texto ao qual estão vinculadas, porém, que não se prendam às suas fronteiras, mas que, ao contrário, as extrapole, apresentando ao leitor uma visão totalmente nova, complementar ao texto. E, também, artes que convidem o escritor a refletir sobre sua história não contada. 
O experimentalismo, nas artes e nas letras, será fortemente encorajado!

Site
As histórias ilustradas serão publicadas de forma continuada, a partir do dia 2/3, com entrada diária [exceto aos domingos] e contando sempre com uma dupla de escritor e ilustrador, de segunda a sexta-feira, e um escritor convidado, aos sábados. O endereço do site é: www.quotidianos.com.br 



Lançamento 
Para marcar o lançamento do Quotidianos, vai rolar uma balada literária sábado (2/3), no Espaço Terracota, que fica na Av. Lins de Vasconcelos, 1886 [próximo à estação Vila Mariana do Metrô], em São Paulo, com música, dança, mash ups musicais, leitura dramática dos textos que comporão o site, vernissage e venda de livros e artes dos participantes.


====================

33° Sarau dos Pensadores

 

A Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP em parceria com a Nobel Livraria Boqueirão convida para o 33° Sarau dos Pensadores, que se realiza hoje, a partir das 16 horas.

Dentre as performances e atrações destacam-se:

Bate-papo e tarde de autógrafos com Sonia Maria Piologo, autora do livro infantil “A história de Rico e Rex", um exemplo de amor, amizade e lealdade entre um garoto de seis anos e um cãozinho de rua. Uma grande amizade cresceu entre os dois e perdura até os dias de hoje!!
Declamação e performances de Poesia, Música e muito mais.

 

Saiba mais, acesse: www.casadopoetapg.com.br

 

Serviço:

33º Sarau dos Pensadores

Dia: hoje (23/2), a partir das 16h

Local: Livraria Nobel Boqueirão - Av. Pres. Costa e Silva, 532, Boqueirão, Praia Grande-SP

======================

Porre Literário Erótico

 

O 1º Porre Literário do ano, que vai desde Marquês de Sade à E.L James, acontece hoje, na FNAC Paulista, das 17h às 19h. 
No evento muito livro pra todos os gostos literários dentro do gênero erótico! 
Desde os "clássicos" até as publicações que estão na moda e em evidência no mercado editorial. 
Terá também debate com direito a concurso cultural. O Porre Literário conta com a participação da escritora Vanessa de Cássia, que falará sobre como é escrever sobre o gênero. 

Serviço:

Porre Literário Erótico

Dia: hoje (23/2), das 17h às 19h

Local: FNAC Paulista – Av. Paulista, 901, térreo e 1° solo, Bela Vista, São Paulo/SP

Concurso: porreliterarioconcurso@gmail.com


Nenhum comentário: