quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Bom dia amigos! Tenham uma ótima quinta-feira!
Agradeço a todos vocês amigos e leitores pelo carinho no aniversário de um ano do meu blog. Compartilho nesta semana alguns depoimentos! Agradeço a todos!

Depoimentos:

AMO VISITAR O BLOG HISTÓRIAS FANTÁSTICAS. VIAJO AO LER AS HISTÓRIAS. ESTOU COMEMORANDO JUNTO COM VOCÊ, MIRIAM, ESSE PRIMEIRO ANO DO BLOG. DESEJO TUDO DE BOM PARA VOCÊ E QUE DEUS LHE DÊ MUITO MAIS SABEDORIA A CADA DIA; PARA QUE VOCÊ POSSA ESCREVER POR MUITOS E MUITOS ANOS ESSAS MARAVILHOSAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS! BEIJO GRANDE E MUITO, MUITO, MUITO MAIS SUCESSO!
BERNADETE MARIA – formada em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo


Miriam com seu delicado e rebuscado trabalho faz arte e divulga a produção cultural que respira e que inspira a alma. Contribui através de seu blog de forma significativa, com um carinho especial sem comparativo com os demais trabalhos que são vinculados. Navegar em sua produção é uma experiência mais que gratificante! Parabéns pelo seu trabalho e pela forma com a qual conduz a difusão artística xará! Um beijo enorme em teu coração.”
Mirian Marclay – advogada e poetisa, autora do E-book Julieta & Romeu Romance em forma de poesia


“Miriam querida! Amiga minha e de muitos!
Jornalista brilhante, uma tenaz pesquisadora, comunicadora e escritora, que apresenta neste espaço o bom gosto pela Cultura e, gentilmente, nos oferece um mecanismo de comunicação inteligente, que atrai público de variadas idades.
Seu Blog, fundado em 25/02/2012, está aniversariando. Um ano! Um ano de confiabilidade prestada aos amigos, aos seus frequentadores, um canal de Comunicação aberto a Comunidade.
Aniversariar implica em celebrar, comemorar experiências, assinalar conteúdos por caminhos que levam ao progresso, à edificação.
A cultura move as pessoas e com ela fazemos o mundo. Neste sentido, cultura é tudo o que é produzido pelo ser humano.
Desde seu nascedouro você com dedicação esmerada, trouxe-nos a excelência da informação.
No Blog, com segmentos diversificados, espalham-se as “boas novas”, com programações de cinema, música, teatro, dança, literatura, dados sobre workshops, vernissages de artistas plásticos, pintores, escritores.
Deste modo, as informações nos chegam previamente, o que permite em tempo hábil, participações em eventos, cursos que abrangem a nossa Região Metropolitana e até mesmo em São Paulo, sugerindo e sinalizando oportunidades culturais.
Sinceros agradecimentos, pelas suas “chamadas culturais” em que não só atualizo–me , como disponho-me a, vez ou outra, participar de eventos.
Parabéns ! O Blog é excelente e revela Você !
Ao seu Sucesso, sempre!”
Ana Augusta de Andrade – Jornalista


É com todo o prazer que escrevo essas linhas.
Obrigado pela honra e poder escrever algo para teu blog.
O blog Histórias Fantásticas dá ativista cultural Miriam Santiago (espero poder chamá-la dessa forma) foi um achado inestimável para mim. Tem qualidade, ajuda a novos escritores e poemas a serem lidos e é uma deliciosa salada de frutas, dessas que você prova uma vez e nunca mais deixa de degustar.
Vida longa a Miriam, essa incansável guerreira das expressões artísticas, que o “Histórias Fantásticas” tenha vida longa, pois precisamos de espaços como esse cantinho, que é um coração de mãe, que minha amiga Miriam Santiago criou e compartilha com todos.
Felicidades e vida longa!”
Marcos Martins – Jornalista, poeta e escritor, autor do livro “O Lado Avesso – Nornes, o Mago”
=================
Ontem foi aniversário de falecimento do escritor Moacyr Scliar, e deixo aqui uma crônica que gostei muito, Ler faz bem à saúde.

Dois anos de falecimento de 
Moacyr Scliar

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre, no dia 23 de março de 1937 e faleceu no dia 27 de fevereiro de 2011. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário.
Scliar foi autor de contos, romances, ensaios e literatura juvenil.
Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do País, como a Folha de SP.

Livro de Scliar é plagiado por escritor canadense

Com a festa do Oscar 2013, uma polêmica veio à tona, o escritor canadense Yann Martel, autor do premiado filme A Vida de PI, plagiou o livro Max e os Felinos, de Moacyr Scliar.
O escritor canadense ganhou os principais prêmios de língua inglesa antes da descoberta do plágio. O caso foi bastante rumoroso nos EUA e na Europa, tanto que o canadense teve que fazer um novo prefácio admitindo a influência do livro do brasileiro sobre sua obra.

Compartilho a crônica Ler faz bem à saúde
De 06/11/2007

Uma vez vi, no Canadá, um filme sobre a história daquele país. Uma cena e não mais me esqueci. Mostrava os colonizadores franceses desembarcando na costa canadense. A um deles, que falava a língua indígena, um dos nativos perguntou, intrigado, que história era aquela de rabiscar coisas num papel. Qual a utilidade deste costume? O francês então se propôs a demonstrar que escrever servia, sim, para alguma coisa. Apontou um soldado que estava à distância e disse que queria a pistola do homem. Em seguida escreveu num papel: “Manda-me tua pistola”, ou coisa que o valha, e pediu ao índio que entregasse a mensagem. Para surpresa do nativo, o soldado entregou-lhe a pistola. E assim o membro de uma cultura ágrafa, de uma cultura que não escrevia, descobriu que escrever serve, sim, para alguma coisa: serve para comunicar pessoas entre si. Coisa acerca da qual não temos mais dúvidas.
Mas continuamos descobrindo aspectos benéficos da leitura.
Numa entrevista recente, a jornalista perguntou a este notável neurocientista que é o professor da UFRGS Ivan Izquierdo qual a melhor forma de manter o cérebro ativo. Ivan Izquierdo foi taxativo: a leitura. Uma opinião compartilhada por praticamente todos que trabalham na área. Exercitar o  cérebro não é a mesma coisa que exercitar os músculos; estes nós podemos ver trabalhando e se desenvolvendo. O cérebro está lá dentro do nosso crânio, e é ativado de outras maneiras, entre as quais a leitura tem papel de destaque. A que recomendam os especialistas? Aquilo que o bom senso nos recomendaria. Em primeiro lugar, que a gente leia coisa interessante. Uma outra recomendação: participar num grupo de discussão de livros – já existem vários por aí. E, finalmente, escrever. Ninguém precisa obrigatoriamente fazer uma carreira de escritor, mas escrever um diário, ou as próprias memórias, ou manter contato com outras pessoas através de e-mails ou cartas (sim, ainda existe quem escreva cartas) é um ótimo estímulo para as nossas células cerebrais.
Tudo isto a propósito, claro, da Feira do Livro. Onde tudo que é prazer e emoção em matéria de leitura está reunido à espera de vocês. E a escolha é de cada “fortificar o cérebro” ou escolher um bom livro. Como escritor e como médico, recomendo esta última opção. É mais eficiente, mas barata, dá mais prazer e, a menos que a pilha de livros na mesa de cabeceira caia em cima de vocês, não tem efeitos colaterais.
==================
Vejam que evento legal bem após o Oscar 2013:

Vencedores do Oscar são visitados em exposição de caricaturas

Até 3/3, diversas caricaturas desenhadas por 70 brasileiros e estrangeiros ficam reunidas na exposição “OSCARtoons”, no Boa vista Shopping, em São Paulo.
A mostra traz 74 desenhos de atores, atrizes, diretores e filmes que marcaram a história do Oscar.
Woody Allen é o grande homenageado dos desenhistas, com um total de 16 caricaturas trazendo “Django Livre” e “Lincoln”. Longas indicados à premiação deste ano, também estão presentes. Cameron Diaz (foto) é retratada na noite de gala da entrega do prêmio, enquanto o italiano Roberto Benigni ganha roupa e nariz de palhaço, referências a seu bom humor característico.
Entre outros homenageados, estão Tarantino, Marlon Brando, Penélope Cruz, Almodóvar, Whoopi Goldberg, Jack Nicholson, Hitchcock, Meryl Streep, George Clooney, Leonardo DiCaprio, James Dean, Johnny Depp, George Lucas, Daniel Radcliffe, Stanley Kubrick, Clint Eastwood, Eddie Murphy e Brad Pitt.
Além de artistas da Argentina, Uruguai, Espanha e Estados Unidos assinam a mostra cartunistas brasileiros como Dálcio Machado, Baptistão, Carvall e Amorim.
A mostra ainda expõe uma estatueta do Oscar de 1,80 metros de altura que seguirá para a Universidade de Alcalá, na Espanha, onde fica o Museu de Humor Gráfico do país.

Serviço:
Exposição de caricaturas
Boa Vista Shopping
Data: até 3/3
Horário: segunda a sexta, das 10h às 22h e domingos das 11h às 22h
Local: Rua Borba Gato, 59, Santo Amaro, São Paulo
Telefone: (11) 4003-7310
Quanto: Gratuito 
Fonte: Catraca Livre  


Nenhum comentário: