quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tom Jobim é tema de exposição permanente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro



Na terça (30), o Instituto Tom Jobim inaugurou nova exposição para homenagear seu patrono. A mostra permanente Tom Jobim - Música e Natureza pretende levar parte da história do compositor para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde a entidade está instalada.
São objetos relacionados à carreira e à vida de Tom Jobim que pretendem cobrir as diversas fases criativas do músico. O período em que viveu em Ipanema, sua influência na Bossa Nova, seu trabalho no exterior e sua profunda ligação com a natureza são alguns dos temas que receberam atenção.
Esta será, por exemplo, a primeira vez que o piano Weimar de Jobim estará acessível ao público, ao lado de fotos, partituras, manuscritos e outros itens do tipo. A curadoria da mostra é de Paulo e Elianne Jobim, e a exposição ocupa 190 m² do parque carioca. A entrada é gratuita.


Espaço Tom Jobim

Inagurado em 2003, o Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente está instalado em antigas construções do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conta com a Casa do Acervo, o Galpão das Artes e o Teatro.
O Espaço abriga eventos que tenham como finalidade a promoção da cultura e da arte; a defesa, preservação do 
meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo é fazer o elo entre a cultura e o meio ambiente, assim como Tom Jobim que costumava se inspirar e compor no local.

Atualmente o Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente é composto pelas seguintes unidades:

Casa do Acervo: 

Oferece ao público o acesso virtual à vida e obra de Antônio Carlos Jobim. O acervo digital também é composto pelo arquiteto Lúcio Costa, o músico Dorival Caymmi e em breve Chico Buarque. 
Conheça o acervo em:
http://www.jobim.org/acervo/acervodigital.html

Teatro: 

Inaugurado em setembro de 2008. O teatro está disponível para shows musicais, peças teatrais, festivais de cinema e outros eventos culturais e ambientais.
Consulte a programação em : 
http://www.jbrj.gov.br/cultura/espaco_tom_jobim.html

Galpão das Artes:

O Instituto amplia, com esta iniciativa, sua participação na vida cultural da cidade e do país e nas discussões relacionadas à questão ambiental.

Serviço:
Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h Estacionamento próprio
Telefone: (021) 2274-8246.
----------------------------
Seminário para o livro

O 1° Seminário do Litoral Sul Paulista: Políticas Públicas para o Livro, Leitura e Biblioteca, será realizado dia 10, a partir das 8h, no Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico de Santos.  
“Pensar o livro e a leitura enquanto ferramentas de transformação social que se efetivam e se desenvolvem como grandes aliadas na construção de uma sociedade mais  humana.”

Programação:
8h
Credenciamento e Entrega de material
8h30
Abertura solene: Secretário Municipal de Cultura de Santos
Senhor Carlos Pinto e convidados
9h30 Atividade artística
10h30 às 11h30
Palestra “A importância das bibliotecas públicas para o Estado de São Paulo” – Adriana Cybele Ferrari
11h30 às 12h30
“Biblioteca do século XXI”-Rosane Fagotti e Luciana Marques
12h30 às 14h30
Almoço livre + Passeio turístico
14h30 às 16h
Mesa redonda: “O impacto da tecnologia na catalogação ou referência e no desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas”, com Fernando Modesto e Waldomiro Vergueiro.
Mediação: William Okubo
16h
Quarteto de cordas “Martins Fontes” e coquetel de encerramento 

Nenhum comentário: