quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Hoje é o dia de nascimento 
de Bram Stoker

Abraham Bram Stoker nasceu em Dublin, no dia 8 de novembro de 1847. Stoker foi um escritor irlandês bastante conhecido por ter sido o autor de Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 recebeu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail.
Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde. Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos.
Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu o único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance.
Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, escreveu romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros.
Antes de escrever Dracula, Stoker passou vários anos pesquisando o folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. As suas cinzas (foi cremado) estão numa urna no Crematório de Golders Green, Golders Green, em Londres, Inglaterra.

Obra:

1882 - Publica Under the Sunset, uma coleção de contos.
1890 - Começa a escrever um romance de vampirismo ainda sem título.
1891 - Publica o romance O Castelo da Serpente.
1894 - Publica The Watter´s Mou e Croken Sands.
1895 - Publica The Shoulder of Shasta.
1897 - Em 26 de maio publica Drácula.
1898 - Publica Miss Betty.
1903 - Publica A jóia das sete estrelas.
1904 - Publica The Man.
1905 - Morre o amigo Henry Irving. Stoker sofre um derrame cerebral.
1906 - Publica Personal Reminiscences of Henry Irving.
1909 - Publica O Caixão da Mulher-Vampiro.
1911 - Publica seu último romance, O Monstro Branco - no Brasil, A toca do Verme branco.
1912 - Morre em Londres, em 20 de abril.
1922 - Estréia Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, primeiro filme baseado em seu romance Drácula.

-------------------------

Exposição Vida em Cores

Começa hoje no Palácio da Polícia


Começa hoje Vida em Cores no Palácio da Polícia. Vinte artistas plásticos mostram seu trabalho na exposição que pode ser conferida até dia 10 de dezembro, no Espaço Cultural Dr. Bonavides.
Os trabalhos em óleo sobre tela foram feitos pela Associação dos Amigos da Arte de Pintar, presidida por Luzia Queiroz.

Serviço:
Exposição Vida em Cores
Quando: até dia 10/12, das 9 às 17 horas
Local: Palácio da Polícia - Av. São Francisco, 130, Centro, Santos
Entrada franca
----------------------------

Palácio Saturnino de Brito abre 

hoje para visitação noturna

Até dezembro o Palácio Saturnino de Brito abre para visitação noturna, das 18h às 21h, dois dias por mês.
Junto com o Museu do Café, local que abriga toda a história do café e do Porto de Santos, as primeiras visitas ocorreram nos dias 13 e 27/9, contando com mais de 200 pessoas.
Hoje ocorre a quinta visita noturna, monitorada por guias bilíngues e entrada gratuita. Está agendada a Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra, às 19h30.
Para dezembro, as visitas acontecem nos dias 6 e 13/12.
Interessados devem agendar pelo telefone (13) 3201-2657 ou por e-mail: comunicação_rs@sabesp.com.br
Endereço: Avenida São Francisco, 128, Centro Histórico de Santos.

 Palácio Saturnino de Brito

O Palácio Saturnino de Brito faz parte do trajeto do Bonde Turístico do Centro Histórico de Santos e é aberto a visitas de terça a domingo, das 11 às 17 horas, com entrada gratuita e guias bilíngues.
O local concentra ainda o acervo do saneamento, com objetos utilizados pelo engenheiro Francisco Rodrigues Saturnino de Brito e plantas históricas da implantação do saneamento na região, todos abertos à visitação.
Além disso, da sua grande porta de entrada, em ferro batido, a visão é grandiosa: uma escadaria em mármore nacional emoldura um imponente vitral multicolorido, que retrata a escalada da Serra do Mar pelos Bandeirantes. Esta é a primeira impressão que o visitante tem do Palácio Saturnino de Brito. A beleza do prédio, construído em 1936, se integra perfeitamente à paisagem do Centro Histórico de Santos, onde está localizado.
Outra atração é a Sala de Fotos, com imagens da construção dos canais de drenagem, da Ponte Pênsil, do Emissário de Itaipu, do Sistema de Abastecimento de Água da antiga empresa City Of Santos, de equipamentos tombados como a Centenária Usina Terminal situada na Estação de Precondicionamento de Esgotos no José Menino e a Estação Elevatória de Esgoto localizada na área portuária, além de instrumentos de desenho e hidrômetros antigos. 
-------------------------

Clube do Blues apresenta Cláudio Celso

Hoje, às 22 horas


Hoje, a partir das 22 horas, o guitarrista de jazz Cláudio Celso Quartet e sua banda, formada  por André Willian (teclado), Elizeu Custódio (contrabaixo) e Anderson Willian (bateria) se apresentam no Clube do Blues, no Studio Rock Café.
Claudio Celso é reverenciado pela crítica especializada do Brasil e dos EUA, onde viveu durante 31 anos. Lançou dois CDs nos Estados Unidos em 2010: The Music of Claudio Celso e Surf Life.

Serviço:
Cláudio Celso e Banda no Clube do Blues
Dia: hoje (8), às 22h
Local: Studio Rock Café - Av. Marechal Deodoro, 110, Gonzaga, Santos
Ingressos: R$15,00, comprados no local 
--------------------------
DRÁCULA DE BRAM STOKER 

Nenhum comentário: