sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Hoje tem Dark Cine

Depois das edições anteriores trazendo José Mojica Marins, o Zé do Caixão e sua filha Liz Vamp, o Dark cine apresenta a exibição de Curtas e Debates na Confraria com Rubens de Mello "história de Lia" & "vermibus" e Antonio dos Medos "Medonho" & "1%". 
Sarau CIA - Teatro das Sombras.
Na Pista com os Djs Marcelo Kpta , Evan Marquez & Fernando Magalhães com o melhor do gothic & dark wave.
Especiais : Cocteau Twins & Clan Of Xymox
Entrada homem e mulher: R$10,oo

Serviço:
Dark Cine
Dia: hoje (26/10), das 23h às 5h
Local: Confraria São Pedro - Rua Dr. Albuquerque Lins 184, Santa Cecília, São Paulo (próximo ao Metrô Marechal Deodoro)
--------------------------
Olá amigos, no Especial Entrevista, vamos conhecer a escritora de Literatura Fantástica e Ficção Científica M.R. Oliveiri, que está lançando o Romance O Portal de Capricórnio.

Olá, M.R.OLIVIERI, é muito bom tê-la aqui e agradeço por você ter concedido a entrevista ao Histórias Fantásticas.

Miriam Santiago: Márcia, você é uma escritora de Literatura Fantástica e Ficção Científica e coordenadora da Pós-Graduação de Formação de Escritores. Conte como surgiu essa vocação.
Olá Miriam e leitores do blog Histórias Fantásticas, em primeiro lugar agradeço o interesse e a disposição para esta conversa. No meu caso, acredito que esta vocação é intrínseca, sempre fui uma leitora voraz e escrevo histórias desde criança. Eu não sei precisar quando a Literatura me escolheu, foi um processo muito natural de aprendizagem e experimentação. Quando me dei conta, eu estava escrevendo, publicando e profissionalmente construindo a minha carreira literária.

Miriam Santiago: Márcia, você já participou de nove antologias, conte sobre essa experiência.
Eu acredito que o processo ficcional foi amadurecendo com esta experiência. Além de participar destas antologias, tenho inúmeros contos de Fantasia e Ficção Científica publicados no Brasil e no exterior. Desde 2003, venho publicando e isto me deu oportunidade de realizar outros projetos editoriais como livros paradidáticos sobre técnicas de escrita e redação.

Miriam Santiago: Dentre as antologias teve alguma em especial? De onde vem toda essa inspiração?
Tenho um carinho muito especial por todas elas, porque cada uma reflete uma fase no meu aperfeiçoamento e maturidade literária. Foram desafios, uma forma de expor o meu trabalho literário para um número crescente de leitores. A inspiração surge sim, mas é necessário instigar a imaginação, é um processo de cunho criativo, quando surge uma boa ideia, você precisa dedicar-se a ela e batalhar para desenvolvê-la.

Miriam Santiago: Quais são suas fontes? Onde você encontra a inspiração para suas histórias?
Boa leitura é fundamental, imaginação fértil e ideias interessantes é o começo para uma historia tomar forma. Logo, tento unir estes ingredientes de forma ativa no meu trabalho literário.

Miriam Santiago: Existe algum ritual no seu processo de criação?
Cada escritor tem um ritual. Já mencionei os meus ingredientes, procuro sempre manter um ritmo de escrita e trabalho constante para instigar o meu processo criativo.
 
Miriam Santiago: Conte-nos sobre a nova antologia “Primeros Exilados”.
Esta antologia está sendo um projeto muito especial. A organização é do escritor argentino Cristian Cano e reúne 28 autores latino-americanos de ficção-cientifica. Os autores são da Argentina, Chile, Venezuela, México etc. Todos os textos são muito interessantes, sou a única autora do Brasil e sinto-me muito orgulhosa disto. Os Primeros Exilados sairá em breve em espanhol, versão impressa e e-book. Eu tenho conversado com alguns editores para tentar publicá-la aqui no Brasil.

Miriam Santiago: Márcia, deixando as antologias de lado, conte aos leitores do Histórias Fantásticas sobre o seu romance “O Portal de Capricórnio”.
O Portal de Capricórnio é um romance de Literatura Fantástica, onde a jovem Dru Ruver durante as férias de verão se depara com uma inusitada descoberta: um livro raro, misterioso e antigo que contém mapas, símbolos e ideogramas que parecem conter uma verdade avassaladora. Para tentar decifrar este enigma, Dru recebe a ajuda de renomados especialistas. Em total sigilo, um grupo é formado, é neste momento que a maior aventura de suas vidas está prestes a começar… Na verdade o misterioso livro é a chave de um portal: os noves integrantes do grupo são transportados no tempo, onde encontram um mundo novo e desconhecido, povoado por gigantes, gárgulas e criaturas mágicas. O grupo de Dru Ruver então, se dá conta de sua verdadeira missão: a árdua tarefa de se manterem vivos e voltarem para casa, eles são os únicos que podem transmitir um importante segredo que irá salvar a humanidade!
O livro O Portal de Capricórnio foi publicado pela Anadarco Editora e lançado no Fantasticon 2012.

Miriam Santiago: Como está sendo a divulgação do livro? Onde os leitores podem encontrá-lo?
A minha editora está divulgando bastante o livro, estamos nas redes sociais, nos blogs parceiros e fazendo sorteios de exemplares. Eu estou participando ativamente de muitos encontros com autores, festas literárias e entrevistas para promover o livro. Outro fator importante é que O Portal de Capricórnio foi o livro mais vendido na Fantasticon 2012, o que repercutiu de modo muito positivo nos leitores de Literatura Fantástica que acompanham os últimos lançamentos deste segmento.
Os leitores podem encontrar o livro no site da editora www.anadarcoeditora.com.br e nas lojas da Livraria Cultura.

Miriam Santiago: Márcia, como foi seu processo de criação dessa nova história?
A ideia original surgiu quando eu estava escrevendo um conto acerca de uma garota que encontrava um livro misterioso e antigo. Após escrever quatro ou cinco páginas, eu percebi que aquilo não era um conto e sim um romance. Ao todo foram dois anos e meio de trabalho e em 2012 surgiu a oportunidade de publicação pela Anadarco Editora. 

Miriam Santiago: Novos projetos para este ano?
Sim, além da promoção do Portal de Capricórnio e do lançamento de Primeros Exilados já tenho dois novos projetos fechados: um com a Idea Editora e outro com a Anadarco Editores. Os dois livros serão publicados no próximo ano.

Miriam Santiago: Márcia, o que você recomenda aos novos escritores?
Ler, ler e ler... Escrever, escrever e escrever... Não existe formula mágica, é necessário trabalhar e amadurecer o próprio texto e processo ficcional. Participe de antologias, escreva romances, mas tenha em mente dois pontos importantes: qualidade e originalidade. Somente isto fará diferença na hora da publicação e divulgação.

Miriam Santiago: Finalizando, deixe seus contatos para que possamos acompanhar suas obras.
Convido a todos os leitores para conhecer o Portal de Capricórnio na página oficial do livro: https://www.facebook.com/marcia.olivierii

Ou então, dá uma passada no meu blog: http://floraletras.blogspot.com.br

Muito obrigada Miriam Santiago pela entrevista e oportunidade. Foi um prazer conversar com os leitores de Histórias Fantásticas. Abraços, M.R.OLIVIERI.

Obrigada pela entrevista, boa sorte e sucesso. Abraços,
Histórias Fantásticas 

Nenhum comentário: