quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Hoje é o aniversário de Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: surgiu o Ziraldo, um nome único. Muda-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, e outros. 
Além de pintor é jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, escritor e colecionador de piadas. Sua vasta obra faz parte do nosso quotidiano. O cartaz de um filme, um logotipo, uma camiseta, um programa de televisão, uma capa de revista, uma simples caixinha de fósforo, tudo ganha um charme especial. Um bom brasileiro diz logo de cara: só pode ser coisa do Ziraldo! 

Trabalhos:

Sua carreira começou na revista Era uma vez... com colaborações mensais. Em 1954 começa a trabalhar no jornal Folha de Minas com uma página de humor, e por coincidência foi esse mesmo jornal que publicou o seu primeiro desenho quando tinha apenas 6 anos de idade.
Grandes acontecimentos marcaram a vida do artista no ano de 1969. Ganhou o Oscar Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o prêmio Merghantealler, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina, patrocinado pela Associação Internacional de Imprensa, recebida em Caracas, Venezuela.
Ziraldo foi o primeiro cartunista brasileiro a ter uma revista em quadrinhos só dele, chamada Turma do Pererê, que por sua vez também foi o primeiro quadrinhos a ser totalmente a cores no Brasil, assim como alcançou, na época, uma das maiores tiragens. Com a implantação do regime militar no Brasil, na década de 60, a revista parou de circular e Ziraldo fundou um dos periódicos brasileiro mais importante e famoso, O Pasquim, que fazia uma oposição ferrenha contra a ditadura militar, o que lhe valeu muitas noites no “xadrez”, após a promulgação do decreto AI-5.
Nos anos 80, retornou novamente a fazer um grande sucesso ao lançar o livro "O Menino Maluquinho", que também chegou a ser adaptada para o cinema e também para a televisão.
Mais recentemente publicou "Revista Bundas", onde ele satiriza a Revista Caras.
As ilustrações de Ziraldo já foram publicadas em várias revistas mundialmente famosas, tais como a Private Eye da Inglaterra, Plexus da França e Mad, dos Estados Unidos.

Personagens:

Os seus personagens mais famosos desta época são o Jeremias o Bom, a Supermãe e o Mirinho.


Frase de Ziraldo:

“Ler é mais importante do que estudar". 
----------------------------
Labirinto de rosas
Dione Mara Souto da Rosa


A pétala sorri. Sucede a noite ao dia.
As estrelas cintilam em jardins de cores.
É madrugada tão silenciosa que espia
Presença dos aromas em rosas de amores.

No labirinto dos prazeres, os encantos
Exóticos envoltos em unguentos são
Singelos e sutis. A rosa-noiva aos prantos
Esgota-se em doçura em meio à lassidão.

Aveludadas mãos do poeta vão buscar
O enigmático encontro. Exalam estas místicas
Rosas uma total entrega para amar.

Faz-se amor em buquês na prisão do desejo
Cálido e misterioso. Auroras purísticas
Visitam o portal dos rubis em festejo.

Conheça a poetisa, autora dos livros O Sétimo Portal e O Segredo da Rosa, acesse:
------------------------------
Inscrições abertas para 77ª Exposição de Orquídeas de Santos
Resgatar o prestígio de anos atrás, popularizar suas atividades e envolver novamente os associados: é com esses objetivos que a Associação dos Orquidófilos de Santos realiza, de 15 a 18 de novembro, no Orquidário Municipal da cidade, a 77ª Exposição de Orquídeas. O evento, que integra o calendário oficial da Secretaria de Turismo, já foi considerado um dos mais tradicionais do Brasil e não acontece há alguns anos, terá venda de plantas e palestras. Haverá julgamento das orquídeas por juízes especializados e uma Votação Popular.

São esperadas inscrições de vários municípios. Para participar, basta entrar em contato com o Presidente da AOS, Armando Jorge Izidoro, da seguinte maneira:

Telefones: (13) 3026-4665, 9171-1347, 9629-7882
Pessoalmente: comparecer ao Orquidário - Praça Washington s/nº, José Menino, Santos - Tel. 3237-6970
Prazo: Até dia 3 de novembro, das 16h às 17h30

Serviço:
77ª Exposição de Orquídeas
Quando: 15 a 18 de novembro (quinta a domingo)

Programação:
15/11 (quinta)
- 9h às 14h: recebimento das plantas para exposição
- 15h: julgamento das plantas

16/11 (sexta)
- 9h às 18h: exposição pública

17/11 (sábado)
- exposição pública

18/11 (domingo)
- 17h30: encerramento da exposição

Fonte: André Azenha - jornalista / Assessor de Imprensa
----------------------------
Lançamento hoje do livro 
Rio de Doze Águas




Nenhum comentário: