terça-feira, 16 de outubro de 2012


Deixo aqui um texto sobre Literatura Fantástica, espero que gostem.

Literatura Fantástica

Na literatura, gênero ancestral, os povos imprimiram as imagens míticas que, ao longo dos séculos, permaneceram vinculadas à fé e ao ponto de vista de cada um. As histórias mitológicas evoluíram lado a lado com a filosofia e a expressão linguística, retratando a vida das divindades, dos protagonistas heroicos e de nossos ancestrais, enfim, dos modelos que habitam os arquétipos humanos.
Aos poucos, porém, com o desenvolvimento das civilizações e do pensamento científico, o sagrado perdeu sua importância central na história da humanidade; mas foi justamente nos relatos literários que ele sobreviveu, alimentando as tradições populares, se metamorfoseando, mudando de endereço, adaptando-se a novas formas e identidades.
Desta forma surgiram as narrativas conhecidas como contos de fadas, histórias maravilhosas ou folclóricas. Na análise destas modalidades é possível encontrar os elementos míticos básicos, mesmo que, agora, eles não mais revelem sua essência sacralizada.
A expressão ‘fantástico’ provém do latim ‘phantasticus’, termo que, na verdade, procede do grego ‘phantastikós’; os dois vocábulos têm o sentido de ‘fantasia’. Pode-se então definir a literatura fantástica como a narrativa que é elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional.
Isto porque a literatura, por mais que se tente alicerçá-la no mundo concreto, ela sempre alça voo e se aproxima muito mais da imaginação e da ficção. O gênero fantástico está povoado de ingredientes improváveis, fantasiosos e atualmente desvinculados do cotidiano humano. Esta categoria narrativa está inevitavelmente associada aos acontecimentos maravilhosos, na opinião do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Embora os mitos, histórias folclóricas e contos de fadas sejam os elementos básicos da literatura fantástica, muitos englobam nesta modalidade as narrativas góticas, os relatos de terror, a ficção científica e os enredos que contenham doses de fantasia. Ainda inclusos neste gênero estão os sub-gêneros denominados RPGs – Role-Playing Games, jogos que envolvem encenações, nas quais cada participante interpreta um determinado papel, tendo como cenários esferas ligadas ao mundo da imaginação.
A Literatura Fantástica revela-se no Classicismo, tanto nas expressões Líricas quanto nas criações Épicas. Durante a Idade Média as concepções cristãs e pagãs se defrontam também nas canções e na poesia dos trovadores. Nesta época surgem igualmente os ‘romances viejos’, os quais derivariam para a literatura cortês e as novelas de cavalaria.
Nestas obras medievais é possível encontrar sem maiores dificuldades os famosos ingredientes do fantástico – seres heroicos, bruxos, aparições, animais fabulosos, objetos ligados à magia, criaturas elementais, conectados aos quatro elementos: as ninfas, silfos, elfos, goblins, duendes, gnomos, os quais habitam o ar, a água, a terra ou o fogo.
---------------------- 
Começa hoje a 7ª edição do Festes

Começa hoje a 7ª edição do Festes – Festival de Teatro de Estudantes de Santos Paschoal Carlos Magno, evento, que acontece entre os dias 16 e 27 de outubro.
O evento conta com mostras competitivas e paralelas de artes. Todas as exibições têm entrada franca e ocorrem no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos.
O Festes é promovido há sete anos consecutivos e tem o objetivo de estimular o interesse pela arte, o conceito de antigos festivais, além de ampliar a produção artística na Baixada Santista, dentro das instituições de ensino. A cada edição, o evento faz tributo a um artista de vasto legado cultural e neste ano o escolhido foi o ator Serafim Gonzalez (1930-2007).
O festival premiará o melhor ator, atriz (principal e coadjuvante), direção, figurino, cenografia, iluminação, sonoplastia, texto e espetáculo.
Dentro da mostra paralela, o público ainda pode conferir atrações musicais e exposições.
Realização: Prefeitura de Santos, por meio da Secult (Secretaria de Cultura).

Serviço:
7° Festes – de 16 a 27 de outubro
Local: Teatro Municipal Braz Cubas - Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, Santos
Informações: Telefone: (13) 3226-8000

Confira a programação completa:
-----------------------------
Vá se programando vem aí Clarice 

Lispector em musical

Neste sábado, às 21h30, no Café Teatro Rolidei, acontece Um Blues para Clarice Lispector, que mistura teatro e música em uma apresentação que traz três personagens femininas da escritora.
A peça apresenta performances de blues cantadas por Marcelo Roverso, criador do projeto. As personagens do espetáculo são inspiradas nos contos A Imitação da Rosa, Um dia a Menos e o romance Uma Aprendizagem e O Livro dos Prazeres.
Cada fragmento apresenta um ambiente diferente e retrata seres em busca de luz, de Deus, ou ainda de um estado de transcendência.

Serviço:
Um Blues para Clarice Lispector
Dia: 20/10 (sábado), às 21h30
Local: Café Teatro Rolidei – Av. Senador Pinheiro machado, 48, Vila Mathias, Santos
Entrada para maiores de 16 anos
Ingressos: de R$10,00 a R$20,00 e podem ser comprador na bilheteria do teatro
Telefone: (13) 3226-8000 


Nenhum comentário: