sexta-feira, 19 de outubro de 2012


36ª Mostra Internacional de Cinema começa hoje 

Começa hoje a 36ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece em São Paulo até o dia 2 de novembro.
Durante duas semanas serão exibidos cerca de 350 títulos de mais de 60 países e diversas cinematografias em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.
A 36ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que irão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas – seção com obras completas ou não de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais – exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra; Mostra Brasil – exibição de títulos brasileiros inéditos em São Paulo. Todos os filmes brasileiros concorrem ao prêmio Itamaraty, mas os totalmente inéditos no País - primeiro ou segundo filme de jovens diretores - estão também na seção Competição Novos Diretores.

Homenagem e exposição

A Mostra Internacional de Cinema destaca em sua 36ª edição o trabalho de um dos mais importantes diretores russos da história do cinema: Andrei Tarkóvski, falecido em 1986 em Paris, aos 54 anos. Além da exibição da obra completa do diretor, a Mostra apresenta também filmes sobre ou inspirados em Tarkóvski dirigidos pelos cineastas Chris Marker, Tonino Guerra, Aleksander Sokurov, Evgeny Borzov e José Manuel Mouriño. Para acompanhar a homenagem da Mostra ao diretor russo, vem a São Paulo o filho de Tarkóvski, Andrei e os diretores Evgeny Borzov e José Manuel Mouriño Paralelamente à retrospectiva de filmes de Andrei Tarkóvski, a Mostra Internacional de Cinema também trará, em colaboração com o MASP - Museu de Arte de São Paulo, uma exposição intitulada LUZ INSTANTÂNEA: POLAROIDES DE ANDREI TARKÓVSKI, homenagem que recebe a curadoria de ANDREI A. TARKÓVSKI, que virá para a abertura da exposição, no dia 17 de outubro, quarta-feira. LUZ INSTANTÂNEA: POLAROIDES DE ANDREI TARKÓVSKI exibirá uma coleção dos famosos trabalhos em polaroide do diretor, uma série de 80 imagens originais que refletem sua vida e obra entre 1979 e 1984, anos demasiadamente duros para o cineasta - 1979 marca sua primeira viagem a Itália e 1984, a decisão de não mais retornar à sua pátria. As fotos, significativamente interligadas com o caráter do seu cinema, representam uma suspensão no tempo pelo seu formato físico de polaroide.

Clássicos

Neste ano a Mostra apresenta uma grande seleção de clássicos do cinema em cópias restauradas, seja em versões digitais ou 35mm. Entre elas, NOSFERATU, de F.W. Murnau (1922), que terá apresentação especial no dia 2 de novembro no Parque do Ibirapuera, acompanhada de orquestra com regência do maestro alemão Pierre Oser, que trará ao Brasil partitura especialmente composta para o filme; LAWRENCE DA ARÁBIA, de David Lean (1962); CORONEL BLIMP - VIDA E MORTE, de Michael Powell e Emeric Pressburger (1943) e TUBARÃO, de Steven Spielberg (1975).

Festival da Juventude

O Festival da Juventude tem como objetivo levar filmes da Mostra Internacional de Cinema para estudantes dos ensinos fundamental e médio. As sessões são gratuitas, basta o aluno comparecer com uma hora de antecedência e apresentar um comprovante escolar. As exibições acontecem nos cinemas Cine Sabesp, Cine Livraria Cultura e MIS (Museu da Imagem e do Som).

Sessão ao ar livre

No dia 2 de novembro, sexta-feira, às 20h, será realizada a exibição de NOSFERATU, de F.W. Murnau, no Parque do Ibirapuera, acompanhado da Orquestra Petrobras Sinfônica e Coral, com regência do Maestro alemão Pierre Oser, que compôs a partitura do filme, em comemoração aos 100 anos de morte de Bram Stoker, autor de Drácula.
 
Itinerância da Mostra no Interior de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema, em ação conjunta com o SESC SP faz, pelo segundo ano consecutivo, a Itinerância SESC da Mostra, com a exibição de títulos selecionados entre as obras que integrarão a edição de 2012. Os filmes serão exibidos nas unidades do SESC das seguintes cidades: Araraquara, Campinas, Piracicaba, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.

Acompanhe tudo sobre a mostra, como programação, filmes, diretores, ingressos, serviços etc, no site: http://36.mostra.org/
--------------------------
Hoje tem Roda Literária 
Porto do Saber
 
"traga seus textos e faça o mundo girar..."

A dinâmica da Roda Literária conta com a presença dos poetas e demais convidados, todos amantes da arte literária, sentados em roda.
Dado início a apresentação e considerações iniciais segue em sentido horário até que se complete o ciclo .
Há declamações de poemas, citações de autores consagrados e troca de informações, bem como abertura para jogos literários e improvisos com muita interação do público.



Serviço:
Roda Literária Porto do Saber
Dia: 19/10, às 18h
Local: Biblioteca Porto do Saber – Av. São Paulo, 900, Praia Grande - esquina com a Rua Dair Borges, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).
Telefone: (13) 3496-5358 

Nenhum comentário: