sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Olá, uma boa sexta-feira para você.
Acompanhe as novidades de hoje no meu blog, confira:
1808, de Laurentino Gomes, dica de leitura.
Odisséia, peça hoje no Teatro Guarany, às 19h.
No Café Filosófico o assunto é Os velhos e os novos pecados, com Lendro Karnal.
Finalizo com Alquimia Gótica, veja mais.
Por hoje é só, mas amanhã tem mais novidades.
Grande abraço,
Miriam


1808 é uma boa dica de leitura para quem gosta de História

Comecei a ler o livro 1808, de Laurentino Gomes e estou gostando, por ser uma apaixonada por História, seja brasileira ou mundial.
O livro conta sobre D. João VI que foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos, e foi quem transformou uma colônia em um país independente.
Laurentino Gomes pesquisou durante dez anos a história da corte portuguesa no Brasil e tentou devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papeis que desempenharam 200 anos atrás.
Fica aqui uma boa dica de leitura.


-----------------------------
 Hoje tem Odisséia 
no Teatro Guarany

Inspirado no texto original de Homero, o espetáculo ‘Odisseia’, escrito há quase três mil anos, tem seu primeiro ensaio geral às 19h, no Teatro Guarany. O projeto é uma realização da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), com concepção e direção de Marco Antonio Rodrigues e dramaturgia de Samir Yazbek e elenco.
Primeira montagem do núcleo experimental ‘Estúdio da Cena’, a peça é uma versão moderna da famosa saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Tróia, enfatizando sua perplexidade ao voltar para Ítaca, sua terra natal.
No palco, personagens da história original, como Penélope e seu filho Telêmaco, são interpretados pela visão de um narrador contemporâneo, o próprio Odisseu, que destila sua visão ácida e por vezes bem humorada a respeito dos fatos.
O objetivo do projeto é aprofundar, fora do ambiente escolar, o vasto trabalho de pesquisa artística desenvolvido dentro da instituição, dirigida pela renomada atriz Lígia Cortez. O trabalho ainda conta com outros artistas renomados, também professores da ESCH, como Ulisses Cohn (cenógrafo) e Atilio Beline Vaz (figurinista).

Serviço:
Odisséia
Dia: 21/9, às 19h
Local: Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico de Santos
Classificação: 16 anos
Entrada franca
Informações: 3219-3828
---------------------------
Café Filosófico

Os velhos e os novos pecados, 

com Leandro Karnal


Os sete pecados capitais da lista consagrada são uma espécie de tratado do comportamento humano. Por séculos serviram de guia para o enquadramento dos indivíduos em padrões morais do certo e do errado. A vaidade passou a ser vista como autoestima e a avareza como própria de pessoas previdentes.
O pecado da traição dos superiores (felonia) que Dante condenou ao mais profundo dos círculos do Inferno seria visto hoje como mais leve do que a luxúria que a Divina Comédia coloca entre os menos pesados.
Assim, a ascensão de valores e o dinamismo da pós-modernidade trabalham esta base moral antiga e colocam um novo homem que, necessariamente, deve produzir novos pecados.
Transmissão ao vivo a partir das 18h em www.cpflcultura.com.br/aovivo

Data: 21 de setembro
Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A CPFL cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera.

Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000
--------------------------


Nenhum comentário: