sábado, 11 de agosto de 2012


Olá amigos, bom dia e hoje tenho novidades interessantes, vejam só:
Participe das comemorações aos 10 Anos do Dia dos Vampiros e doe sangue. Às 10h, caminhada e às 22h, festa à fantasia, veja mais.
Programação comemorativa ao Centenário Jorge Amado.
A Bienal Internacional do Livro, que começou dia 9, prossegue até dia 19. Veja a programação. 
Bem, por hoje é só, mas amanhã tem mais.
Grande beijo,
Miriam


Participe do Dia dos Vampiros

A cineasta Liz Marins, filha do Zé do Caixão, convida escritores, editoras e atores para a Campanha do “Dia dos Vampiros”.
“Participem da campanha e ajudem a salvas vidas! Abrilhantem o evento e de quebra, divulguem suas obras. Neste dia, comemoraremos os 10 anos de aniversário da data e iremos nos reunir “a caráter” no Vão Livre do MASP para a Campanha de Doação de Sangue. A campanha também levanta outras causas essenciais. A Luta Contra Preconceitos e Discriminações e o Incentivo à Diversidade Artística”, ressaltou Marins. 
No Vão Livre do MASP, serão sorteados vários exemplares de livros, de autores diversos, para os doadores de sangue do dia e/ou integrantes da campanha. Além de significar “um agrado” muito digno aos heróis anônimos, também é uma forma de divulgar a literatura, os autores, fazendo jus à “diversidade artística”. 

Serviço:
Comemoração 10 anos do Dia dos Vampiros
Dia: hoje, às 10h
Local: Vão Livre do MASP – Av. Paulista, 1578, Consolação/Sp
 
Festa à Fantasia
 
À noite haverá uma Festa à Fantasia no Tênis Clube Paulista, das 22h às 4h, com a temática: “Universo Fantástico Pós Apocalipse Zumbi”.
Os convidados podem ir trajados de seus personagens prediletos da ficção, ou, simplesmente, fantasiados do que estiverem inspirados.
A ideia é brincar e imaginar como alguns herois e seres místicos ficariam durante ou após um Apocalipse Zumbi.
Para os doadores, desconto especial

Serviço:
Festa à Fantasia
Dia: hoje, das 22h às 4h
Local: Tênis Clube Paulitas - Rua Gualachos, 285, Paraíso, São Paulo (próximo ao metrô Paraíso)

Detalhes da Campanha e da Festa na página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/333799403371535/
  
Campanha Dia dos Vampiros

A Campanha do Dia dos Vampiros é uma campanha criativa e bem humorada, que se beneficia da ficção para ajudar a  carente realidade. Fazer o bem pode ser bem divertido! E é o que tem sido nestes 10 anos de Campanha.
A Campanha do Dia dos Vampiros começou em 13 de agosto de 2002, criada pela cineasta Liz Marins, e se tornou lei em 23 de setembro de 2003 em SP.
Este ano, excepcionalmente, será realizada no dia 11 de agosto (o Dia oficial dos Vampiros é 13 de agosto) porque cairá em um sábado para que o maior número de doadores possam comparecer e comemorar os 10 anos da data.
O Dia dos Vampiros possui 3 bandeiras essenciais: 

. Incentivo à Doação de Sangue
. Luta contra Preconceitos e Discriminações
. Incentivo à Diversidade Artística.

A carência de cada uma delas causa mortes durante o ano inteiro.

-Frequentemente escutamos que os bancos de sangue estão carentes, e que pessoas morreram por falta de determinado tipo sanguíneo nos hospitais.

-Preconceito e Discriminação causam mortes e flagelos no Brasil e mundo. Os casos são diários.

-A falta de diversidade artística causa o “FALECIMENTO DE NEURÔNIOS”. Diversidade artística está diretamente ligada à educação e cultura. Sem elas, o povo nunca terá o discernimento necessário para as mudanças necessárias.
----------------------------
Centenário de Jorge Amado

Baiano de Itabuna, Jorge Amado completaria cem anos em 10 de agosto de 2012. Falecido quatro dias antes de seu aniversário em 2001, o escritor recebe homenagens desde o ano passado e as comemorações do centenário ao redor do País não param.

Terra natal
Até dia 12 de agosto, a cidade de Ilhéus (BA), uma das inspirações do escritor, sedia o projeto Amar Amado que traz uma programação cultural com shows de músicos como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Família Caymmi e Orquestra Sinfônica da Bahia. Além disso, acontecem atividades nas áreas de gastronomia, literatura, cinema e teatro. 
Hoje também é encenada a peça Capitães de Areia, dirigida pela neta Cecília Amado, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Cinema
Até dia 12 de agosto, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro apresenta a mostra 100 anos de Jorge Amado: O romance, a Bahia e o Cinema, e exibe 11 filmes adaptados de suas obras como Tieta do Agreste, Capitães de Areia e Dona Flor e seus Dois Maridos

Literatura
Alguns de seus livros ganharam novas edições como Navegação de CabotagemMar MortoOs Velhos MarinheirosO Compadre de Ogum e a correspondência inédita Jorge & Zélia, organizada por João Jorge Amado, todos pela Cia das Letras.

Teatro
Nos palcos, os atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribero interpretam Dona Flor e seus Dois Maridos, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis, até 12 de agosto. Depois a peça viaja para Belém, Recife e Natal.


Jorge Amado

Jorge Amado lançou seu primeiro romance,  O País do Carnaval, em 1931. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e adaptados para diversas peças de teatro, cinema e séries de televisão. Tieta do AgresteDona Flor e seu Dois Maridos e Gabriela ganharam versões no cinema e na televisão, estrelados pelas atrizes Sônia Braga e Betty Faria, que interpretou também Tieta na TV Globo. Tereza Batista e Tenda dos Milagres ganharam o formato de minisséries e Tocaia Grande se transformou em uma novela da rede Manchete.
Militante comunista e Obá – posto civil no Ilê Axé Opô Afonjá-, Jorge Amado foi exilado para Argentina, Uruguai, França e Tchecoslováquia, onde nasceu sua filha Paloma, a terceira do casamento com Zélia Gattai. Em 1961 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira de número 23, e faleceu em 6 de agosto de 2001.

Fonte: Guia da Semana/celebridades
--------------------------
Tem início a Bienal Internacional 
do Livro 2012

A Bienal Internacional do Livro é uma das maiores e mais importantes feiras de livros do mundo. Um evento cultural que reúne diversas editoras brasileiras e estrangeiras para lançamentos de títulos e promoções de atividades de estímulo à leitura.
Com um público de mais de 700 mil pessoas, o evento provoca um aquecimento cultural muito importante no País. Além de livros, a Bienal oferece uma intensa programação cultural, como: mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais; chefs de cozinha autores de livros que oferecem aulas práticas; artistas e profissionais de teatro, música, cinema e televisão interagindo com a literatura e demais expressões artísticas; e espaço destinado especialmente às crianças e jovens, entre outras atividades.
Em 2012, a Bienal completa sua 22ª edição, trazendo o tema "Porque livros transformam o MUNDO."

Programação do Evento


Horário de Visitação:
De 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
Dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até às 18h

Programação Cultural:

Salão de Ideias: recebe convidados internacionais, mesclando assuntos diversos, sempre em sintonia com o tema central desta edição.

Deu a Louca nos Livros:  Espaço infantil que traz nesta edição da Bienal ações que possibilitem as crianças a inventarem histórias, exercitando a criatividade e o lúdico.

# Você + Quem = ?:  Espaço Jovem dirigido por Zeca Camargo em parceria com Maria Tereza Arruda Campos. A proposta é envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontro entre leitor e autor, e entre leitor e leitor; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres desta fase, inclusive o amor.

Espaço do Professor: Orientado pela educadora Guiomar Namo de Mello, este pilar busca contribuir para a formação do professor-leitor, motivando-o a ampliar o uso do livro em sala de aula. As atividades contam com o apoio do Canal Futura em uma série de oficinas.
Cozinhando com Palavras: No espaço gourmet, o curador responsável é o chef paulistano André Boccato, também atuante no segmento editorial com a Editora Boccato e a CookLovers, na qual criou uma cozinha experimental. Em uma cozinha cenográfica, convidará chefs-autores para ministrarem aulas-show interativas. Debates que mesclam gastronomia e literatura farão parte do cardápio.

Telas e Palcos:
Neste espaço, Rubens Ewald Filho comanda os encontros com autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas. É o universo deste crítico de cinema que atuou nas principais publicações brasileiras, foi diretor de programação da HBO Brasil e participa do TNT Mais Filme e de programa de longas-metragens na Band.

Livros & Cia: Espaço de negócios coordenado pelo jornalista A. P. Quartim de Moraes. A programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro.

Local

Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo

Valor da entrada: R$12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Fonte: Guia Cuca
---------------------------



Nenhum comentário: