segunda-feira, 9 de julho de 2012


Olá, bom dia para todos, nesse feriadão. Você sabe o que se comemora hoje no Estado de São Paulo?
Deixando a Revolução de lado, vamos para as novidades: o Itaú Cultural promove a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia; Jardins secretos, de Dione Mara Souto da Rosa; alguns escritores, como Harper Lee, autor de To kill a mockingbird (O Sol é para todos), são, literalmente, autores de um livro só, você concorda? Julieta & Romeu está à venda na Amazon, veja mais.
Bem, vou me despedindo de vocês, leitores do Histórias Fantásticas e amanhã tem mais novidades, não percam.
Abraços,
Miriam

Hoje é Dia da Revolução Constitucionalista de 1932
Feriado no Estado de São Paulo

Dia 9 de Julho é a data magna do Estado de São Paulo, de acordo com a Lei Federal n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em memória à luta pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932. A data foi oficializada pelo Projeto de Lei n.º 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembléia Legislativa, o PL deu origem à Lei Estadual n.º 9.497, de 5 de março de 1997, sancionada pelo governador Mário Covas. Por se tratar de lei estadual, o feriado não requer manutenção através de legislação específica, como a assinatura de um decreto renovando-o ano após ano.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932 e tinha por objetivo a derrubada do governo provisório do presidente Getúlio Vargas, cujo havia assumido o poder em 1930. Fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, no dia 9 de julho, a revolução eclodiu sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.
O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão.
--------------------------
Bienal Internacional de Arte 
e Tecnologia
No Itaú Cultural

O Itaú Cultural promove a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, composta, como todos os anos, por uma exposição. Neste ano, a mostra, que poderá ser visitada até 29 de julho, apresenta dez obras decorrentes do trabalho de 13 artistas nacionais e internacionais.
A proposta é criar um espaço de convivência voltado tanto para obras realizadas com novas mídias – arte com seres tecnológicos (robôs, organismos sintéticos) e expressões artísticas calcadas em mídias técnicas (computadores, celulares) – quanto para trabalhos elaborados em suportes tecnológicos considerados já tradicionais na arte contemporânea, mais especificamente o cinema e o vídeo.

Serviço:
Exposição Emoção Art.Ficial 6.0
Quando: Até 29 de julho
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo/SP (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
Valor: Entrada gratuitia
Classificação: Livre
Informações: Telefone: (11) 2168-1876
--------------------------

Jardins secretos
Dione Mara Souto da Rosa

Jardins do coração dos amores secretos.
Aveludadas rosas acresciam cores
Na lua triste e só. Oh! Tarde dos discretos
Encontros de carícias a tocar em flores.

Mil suspiros ao luar. O mistério penetra
Os sete véus cor púrpura. Aroma evapora
A suave sedução. Harmonia perpetra
Grinaldas de volúpia. Um brilho na aurora.

Fantasia dos poetas... enfeitando sonhos
De tão ardente união. Um segredo mutila
Lágrimas em torrentes: os olhos tristonhos.

Tímidos beijos calam. Olores de Outono
Suspiram de aflição. Horizonte perfila
Romance das flores: é alma em abandono.

Conheça a autora de Luar de Sangue e O Segredo da Rosa, acesse:
------------------------------

Autores famosos, livros nem tanto


Alguns escritores, como Harper Lee, autor de To kill a mockingbird (O Sol é para todos), são, literalmente, autores de um livro só. Nunca tornaram a publicar outro livro. Mas, mesmo em casos de autores criativos e bem sucedidos, eventualmente acontece de um ou dois de seus livros  receberem mais atenção, enquanto os outros caem no esquecimento.
Em alguns casos isso tem um motivo: o escritor gastou todo o seu potencial em um excelente livro e passou o resto da carreira sonhando em escrever outro tão bom quanto o primeiro. Mas, algumas vezes, o boca a boca e as listagens de best sellers ajudam a atrair a atenção para uma obra, enquanto outras, mesmo que merecedoras de atenção, definham.
Alguns títulos são reduzidos pela grandiosidade do autor famoso por outras obras. Um exemplo disso é J.D. Salinger. Conhecido por muitos apenas pelo famoso livro The catcher in the rye (O apanhador no campo de centeio), Salinger produziu outras obras, como Franny and Zooey, e, embora muitos leitores concordem que foram tão boas quanto o primeiro, ficaram abafadas pela fama da obra.
Abaixo, alguns exemplos de livros que provavelmente você nunca ouviu falar, de autores que com certeza você conhece de outras obras.
The Story of Sylvie and Bruno (A história de Sylvie e Bruno) – Lewis Carroll
Aqueles que gostam do estilo eloquente, enigmático e recheado de personagens estranhos do autor de Alice no País das Maravilhas, não podem deixar esse livro de lado.

Farmer Giles of Ham (Mestre Gil de Ham) – J.R.R.Tolkien. Conhecido pela trilogia O Senhor dos Anéis, o estilo criativo e imaginativo de Tolkien vai além neste título. 
Bend Sinister – Vladimir Nabokov. O autor escreveu este livro oito anos antes de Lolita. Segue o mesmo estilo denso do clássico

The Host - Stephenie Meyer. A autora continua explorando a ficção científica, já conhecida em Crepúsculo, nesta obra publicada em 2008.

The Shoulder of Shasta – Bram Stoker. Escrito dois anos antes de Drácula, é um romance envolvente e bem escrito que merece ser lido.
                       --------------------------

Julieta&Romeu Romance 

em forma de poesia


O e-book de Mirian Marclay Lemos Melo reúne 22 poesias em forma de prosa com alguns sonetos e está à venda na Amazon:

Conheça a poetisa, acesse:





Nenhum comentário: