sábado, 30 de junho de 2012

Olá leitores do Histórias Fantásticas, tenham um sábado proveitoso.
Hoje acontece na Livraria Nobel, o 29° Sarau dos Pensadores. O evento conta com lançamento de livro, música e poesia, dentre outras atrações.
Para quem gosta de festa junina, a tradicional Festa Junina do Morro da Nova Cintra tem atrações para este último final de semana.
Êxtase nupcial é a poesia de Dione Mara Souto da Rosa, que também lançou uma novela semanal, leia mais.
Estreou ontem em São Paulo o filme Fausto, de Alexander Sokurov. O filme é uma adaptação da própria lenda do Fausto, bem diferente da versão mais conhecida, de Goethe.
Participe do concurso de desenho, saiba mais.
Bem, por hoje é só, e amanhã tem mais novidades.
Abraços,
Miriam

29° Sarau dos Pensadores

Hoje, a partir das 16 horas, acontece o 29° Sarau dos Pensadores em parceria com a Livraria Nobel, Boqueirão, em Praia Grande.
Dentre as performances e atrações o evento oferece a palestra “Entre a Pedra e a Praia” com Celso Correia de Freitas, presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande.
O sarau oferece também o lançamento do E-book In(ter)ações de Celso Correia de Freitas e mais poesias, música e apresentações.

Serviço:
29° Sarau dos Pensadores
Dia: 30/6 – a partir das 16 horas
Local: Livraria Nobel – Av. Costa e Silva, 532, Boqueirão, paia Grande/SP
Telefone: (13) 3473-1760
-----------------------
Festa Junina do Morro 
da Nova Cintra
Últimos dias

Com shows musicais e parque de diversões, além de bebidas e comidas típicas, a Festa Junina do Morro da Nova Cintra, em Santos, é alternativa de lazer para todas as idades.
A festa termina neste domingo e você ainda pode se divertir com os shows gratuitos, no sábado (30), Johnny Brazilian Band, além de queima de fogos à meia-noite; e no domingo, o show de Ricardinho encerra a festa. 
Já a quermesse funciona no sábado, das 20h à 1h e no domingo, das 20h às 24h.
A realização é da paróquia São João Batista/Diocese de Santos, com apoio do Dear-M (Departamento da Administração Regional dos Morros) e Rádio Guarujá AM/FM.
Não perca!
-------------------------
Êxtase nupcial
Dione Mara Souto da Rosa

Uma flor se abre. Nudez
Vista em lençóis dispersada
De seda. Uma calidez
Sopra muito delicada.

Vestes diáfanas da rosa
São despojadas no vento
Que vem numa nebulosa
Presença: o deus[1] no aposento...

Ele pousa um suave beijo
Nos lábios dela. Um desejo
Que vem e laça o casal.

Ele pede o seu amor,
Tomando-a de enorme ardor
Até o êxtase nupcial!

[1] A concepção de Hatshepsut por Amon-Rá e Ahmosis-Nefertari é contada no Livro de Ouro da Mitologia Erótica

Conheça a poetisa, autora dos livros O Sétimo Portal e O Segredo da Rosa:

Diários da Doutora Ana Maria Scarlet – uma viagem ao Reino da Cabeça de Serpente

Sinopse

Uma viagem levará a bióloga Ana Maria Scarlet ao “Reino da Cabeça da Serpente”, ao coração da selva de Campeche - a cidade maia de Calakmul na Península do Yucatán no México, cujos tesouros arqueológicos são um museu ao ar livre, e pode-se ver templos, pirâmides e tumbas.
Ana Maria é obcecada por encontrar vestígios da maior cobra existente, o píton. Após sofrer tentativa de homicídio, ela é levada por um estranho ser ao portal da cidade dos "nagas", seres mitológicos descritos na tradição védica. 
Os Nagas são uma raça de seres meio homem, meio serpente, que possuem uma pedra preciosa cravada em suas cabeças, a qual lhes confere poderes sobrenaturais, incluindo o da invisibilidade.
Os principais fatos do seu diário serão publicados semanalmente no blog de Dione Mara Souto da Rosa: “Escrevendo com Rosas e Sangue”, acompanhe.
------------------------------

Fausto, de Alexander Sokurov

Estreou ontem, em São Paulo


Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011, o filme é uma adaptação da própria lenda do Fausto, bem diferente da versão mais conhecida, de Goethe.
Neste filme, que estreou ontem em São Paulo, ao invés de vender a alma ao diabo em busca de conhecimento, o protagonista é um homem com objetivos menos definidos, como conquistar Margarida, talvez mais por um desejo sexual do que paixão, e obter dinheiro para realizar suas pesquisas. Nesse sentido, a figura do Mefistófiles, convertida em um mero agiota, também traz o Fausto para um outro plano, diferente daquele que foi canonizado no Ocidente.
Alexander Sokurov revisitou o mito em sua versão de FAUSTO e, enquanto filme, sua intenção é a de reviver a obra de Goethe, incentivado os espectadores a lerem a obra do escritor alemão: “Eu, como diretor de filmes, sou um pequeno homem que joga uma pedra para que ela vá o mais longe possível. Se eu puder suscitar a curiosidade do espectador...”

Dentro de sua obra, com FAUSTO, Sokurov encerra sua tetralogia sobre o totalitarismo, o poder e a corrupção: Molokh (1999), Taurus (2001) e O SOL (2005). Nesses filmes ele trata de personagens como Lênin, Hitler e o imperador japonês Hirohito, antes de abordar o Dr. Fausto. Segundo o diretor: “Gostaria que a tetralogia não fosse linear, mas sim um círculo. Uma vez que as pontas se encontrassem, e o circulo fosse fechado, personagens de diferentes momentos históricos estariam conectados.”

Alexander Sokurov se inspirou na pintura alemã para compor as imagens de FAUSTO. Especialmente em pintores como Albrecht Altdorfer e Carl Spitzweg e para compor a fotografia do filme, Sokurov chamou o francês Bruno Delbonnel. Através da fotografia, a idéia do diretor era a de “reconstruir um mundo e um mito daquela época, também historicamente, com bastante detalhe.”

Ficha técnica:
Título original: Faust, Ano: 2011, País: Rússia, Gênero: Drama, Duração, 135min., Direção: Alexander Sokurov, Roteiro: Alexander Sokurov, baseado na obra homônima de Johann Wolfgang von Goethe, Fotografia: Bruno Delbonnel, Música: Alexander Zlamal, Elenco: Johannes Zeiler, Anton Adasinskiy, Isolda Dychauk, Classificação: 14 (quatorze) anos

Veja o trailler, acesse:














---------------------------



Nenhum comentário: