quinta-feira, 7 de junho de 2012


Olá amigos, até que enfim chegou o feriadão!!! Por isso, aproveitem cada segundo o máximo que puderem.
Para hoje tenho mais novidades e espero que gostem.
Pátria Despedaçada é o livro do autor Valter Goulart, uma crítica corrosiva quanto ao modelo de dominação exercido no mundo pelos Estrados Unidos.
Arqueólogos descobriram, em Londres, os restos de um dos primeiros teatros usados pela companhia de William Shakespeare, leia mais.
Uma série de 20 imagens sobre a tomada de Sirte, cidade natal do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, pela ofensiva rebelde, o fotojornalista brasileiro Mauricio Lima abre sua primeira exposição individual.
O Jogo do Amor, poesia de Mirian Marclay, autora do E-book gratuito “Julieta & Romeu Romance em forma de poesia”, está no Cantinho da Poesia de hoje.
Finalizando, você sabe o significado da Festa de Corpus Christi? Então dá uma olhada.
É isso aí, aguardo você aqui amanhã para mais novidades.
Abraços,
Miriam

Sinopse do livro: Pátria Despedaçada

O livro Pátria Despedaçada - A Invasão Norte-Americana no Brasil (Editora Komedi, 381 pág), Valter Goulart, é uma crítica corrosiva quanto ao modelo de dominação exercido no mundo pelos Estados Unidos. É um romance ficcional com elementos extraídos da realidade. Tem como cenários as cidades de São Paulo, Brasília, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.


Sinopse

Com inimigos potenciais no mundo contemporâneo (União Européia e China), os Estados Unidos buscam a consolidação econômica através da ALCA – Área de Livre Comércio das Américas –, desenvolvendo um plano bélico audacioso. Caso o governo brasileiro rejeitasse a criação do bloco, o plano seria retomado (iniciado com Osama Bin Laden nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington) – e a rejeição ocorre na ficção. Em seguida, sob as ordens diretas do Pentágono, um agente secreto é contratado para realização de diversos atentados no Brasil. O primeiro alvo é uma das estações do metrô de São Paulo. Desta forma, a opinião pública brasileira solicita auxilio dos Estados Unidos e paulatinamente, os norte-americanos tomam o poder no planalto central.
Quem descobre toda essa trama é um fotógrafo do Jornal Cidade de São Paulo, chamado Fernando e auxiliado por sua namorada Penélope. Ele viaja para Foz do Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira, sendo posteriormente, envolvido em algo conspiratório.
A cronologia do enredo é o ano de 2002. FHC é o presidente. Época também de eleição presidencial, liderança do candidato trabalhista na campanha política. Qual será o destino desses personagens tão reais? Renúncia?
Para reforçar que a ficção, às vezes, copia a realidade, visitem a home page do UOL. Há duas matérias interessantes que demonstram que a trama não está tão longe de ser verdade:

1. Instalação de bases militares norte-americanas no Paraguai
http://noticias.uol.com.br/ultnot/2005/07/04/ult23u154.jhtm
2. China: futuro inimigo militar dos Estados Unidos
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/05/23/ult34u154988.jhtm

O livro está à venda nos seguintes sites: 
---------------------

Teatro onde Shakespeare estreou 'Romeu e Julieta' 


Arqueólogos descobriram, em Londres, os restos de um dos primeiros teatros usados pela companhia de William Shakespeare, a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain. Anterior ao The Globe, o teatro Curtain, ao norte do rio Tâmisa, em Shoreditch, foi palco da primeira encenação de Romeu e Julieta e Henrique V.
Restos de paredes que formam a galeria e o pátio interno do local foram descobertos por arqueólogos do Museu de Arqueologia de Londres (Mola, na sigla em inglês).
A descoberta poderá encantar os historiadores e fãs de Shakespeare, uma vez que as escavações oferecem um retrato do local onde as produções iniciais do escritor foram encenadas, embora grandes detalhes sejam pouco conhecidos sobre o precoce teatro.
Londres tem celebrado a sua herança cultural com um festival mundial de Shakespeare, que acontece no Globe e em todo o Reino Unido. A iniciativa é parte de uma celebração que continua até novembro, como forma de coincidir com os Jogos Olímpicos deste ano.
O Curtain abriu em 1577, perto do primeiro teatro de Londres, O Teatro, e abrigou um dos vários palcos construídos fora dos muros da cidade. Arqueólogos encontraram os destroços do Curtain na Hewett Street, após o início de um projeto de restauração, conduzido por uma construtora local, em outubro do ano passado.

Fonte: Reuters - Reuters Limited 
-------------------------

Exposição sobre tomada de cidade na Líbia inaugura galeria em SP

 

Com uma série de 20 imagens sobre a tomada de Sirte, cidade natal do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, pela ofensiva rebelde, o fotojornalista brasileiro Mauricio Lima abre sua primeira exposição individual na inauguração da DOC Galeria, na Vila Madalena, em São Paulo. Chamada de Libya Hurra (Líbia Livre, em tradução livre), a mostra gratuita acontece até o dia 14 de julho.
A exposição apresenta com uma riqueza de drama e tensão o caos e a conturbação social que seguiu a tomada de Sirte e a morte de Kadafi, no final de 2011. Segundo o jornalista Alexandre Belém, Mauricio Lima "traz o que há de mais autêntico e subjetivo na linguagem fotográfica: uma entrada de experiência e uma saída de emoção - essa nem sempre branda, mas fundamental para entendermos as tensões do mundo".
Especialista na cobertura de conflitos e guerra, o paulistano de 37 anos recebeu o prêmio da revista Time de melhor fotógrafo de agência de notícia em 2010, com o ensaio Afeganistão Apocalíptico. Além disso, Mauricio Lima foi consagrado pela UNICEF, em duas ocasiões no Pictures of the Year International, POYi Latin America, ScoopD'Anger e Bayeux-Calvados des Correspondats de Guerre. Ele também já foi premiado com Nuevo Periodismo Gabriel Garcia Marquez e foi o primeiro brasileiro selecionado para o Joop Swart Masterclass do World Press Photo.

Serviço: 
Libya Hurra 
Fotos de Mauricio Lima 
Período: até dia 14/07 - de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h; aos sábados das 14h às 19h 
Local: DOC Galeria: Rua Aspicuelta, 662 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3938.0130/ 9614.2813 
 OBS.: Todas as imagens expostas terão edição limitada de cópias fine art
-----------------------
O Jogo do Amor

Dileto amor que tive
Antes tivestes sido pouco
Antes tivestes visto o louco
E convulso rogo do jogo
Do torpor quase improbo
Que guardei em preto
E branco das duplas faces.

De todos os disfarces que vivi
De todas as delícias que verti
Só tuas falsas promessas 
Cansaram-me. Eu só queria a verdade.

E assim inocentemente
Em mim incessantemente
Das tuas idas e vindas hoje digo:

Vai se não me tomas
Segue se não me domas
Que amar é sempre 
Uma arte a ser ministrada
Que a paixão sangra a fissura
E esgota a poesia que tortura
Num tabuleiro de fel onde rei
E rainha já se amaram em ternura


Conheça mais a poetisa, autora do E-book gratuito Julieta & Romeu Romance em forma de poesia”, acesse:
------------------------

 Significado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 7, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.  



Nenhum comentário: